Meteorologia

  • 21 JANEIRO 2022
Tempo
10º
MIN 6º MÁX 14º

Edição

Portugal é 7.º país onde melhor se fala inglês e Porto é a cidade 'líder'

Ranking é liderado pelo segundo ano consecutivo pela Holanda.

Portugal é 7.º país onde melhor se fala inglês e Porto é a cidade 'líder'

De acordo com o relatório EF English Proficiency Index, Portugal é o sétimo país do mundo com melhor proficiência em inglês Este estudo analisa dados de dois milhões de falantes não nativos de inglês, em 112 países e regiões.

Os resultados das provas dos portugueses foram este ano melhores do que os resultados da Suécia (8.º), Finlândia (9.º) e Croácia (10.º). Inclusivamente, pela  primeira vez, os países escandinavos deixaram de dominar as primeiras posições deste estudo.

O ranking é liderado pelo segundo ano consecutivo pela Holanda (1.º), a que se segue a Áustria (2.º), Dinamarca (3.º), Singapura (4.º), Noruega (5.º) e Bélgica (6.º). Portugal chega depois.

Os portugueses conseguiram 625 pontos e este é o melhor resultado de sempre de Portugal neste ranking, depois de há dois anos ter entrado pela primeira vez no estrito grupo de países com “elevada proficiência” em inglês.

E entre os países do sul da Europa continuamos a ser os que melhor falam inglês, deixando para trás a Grécia (19.º), França (30.º), Espanha (33.º) e Itália, (35.º).

Segundo o mesmo estudo sabe-se também que o Porto é pelo terceiro ano consecutivo, a cidade portuguesa onde melhor se fala inglês, seguidas por Coimbra (2.º) e Lisboa (3.º).

Pela primeira vez,  o estudo revela ainda que, a nível mundial, os homens falam inglês melhor do que as mulheres. Essa tendência foi impulsionada pelo aumento da proficiência entre os homens. Todas as regiões do globo, exceto a Ásia, têm a mesma tendência: o inglês das mulheres permanece estável à medida que o inglês dos homens melhora. África é o única região onde as mulheres ainda estão à frente, mas também aí a diferença está a diminuir.

Em Portugal, e tal como já se tinha registado desde 2019, os homens conseguiram obter melhor classificação do que as mulheres. Ainda assim, elas também atingem este ano um nível “muito elevado” de inglês. Um valor superior ao conseguido o ano passado e bastante superior à média dos homens de todo o mundo.

Leia Também: Utilizadores fazem mais compras pelas redes sociais (e Facebook lidera)

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório