Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Bilhetes de avião a mais de mil euros para a Madeira? Fizemos as contas

O presidente do Governo Regional da Madeira já instou o Presidente da República e o primeiro-ministro a comentarem os preços e atirou críticas à TAP pelo que considera ser uma "pouca vergonha".

Bilhetes de avião a mais de mil euros para a Madeira? Fizemos as contas

O problema não é novo e afeta, sobretudo, estudantes universitários que todos os anos tentam passar o Natal e Ano Novo na Madeira. Este ano, mais uma vez, os valores praticados pela companhia aérea nacional voltaram a ser alvo de críticas por parte do presidente do Governo regional, que fala em "pouca vergonha".

"Isto chama-se um abuso de posição dominante da companhia aérea nacional pública a praticar preços para a Madeira de 1.083 euros. Entretanto, temos uns senhores que recebem salários de 8 mil euros da ANAC, que deviam intervir com a Autoridade da Concorrência para acabar com esta pouca vergonha e que nada fazem", atirou Miguel Albuquerque, durante as jornadas parlamentares PSD/CDS, que junta os dois partidos da maioria parlamentar e o Governo regional.

Em causa está o preço das viagens entre o continente e o arquipélago, que chegam a ultrapassar os mil euros e estão, na maior parte das datas, acima dos valores de referência para a obtenção do subsídio de mobilidade.

Um regresso a Lisboa ou ao Porto nos primeiros dias de janeiro, por exemplo, não fica por menos de 300 euros. As viagens de ida e volta superam, na maior parte das vezes, os 600 euros.

Miguel Albuquerque pede a intervenção do Presidente da República e do primeiro-ministro. "O que é que se passa? Ninguém é responsável por coisa nenhuma? O que é que o Sr. Presidente da República tem a dizer sobre isto? O que é que o Sr. Primeiro-ministro, que ainda está em funções, tem a dizer sobre esta pouca vergonha? Mil e oitenta e três euros para circular em territorio nacional. É a isto que chegámos", concluiu o presidente do Executivo.

Numa pesquisa feita pelo Notícias ao Minuto, à data de hoje, e a pouco mais de um mês do Natal, já há várias ligações entre Lisboa e a Madeira, na companhia aérea TAP, onde restam apenas tarifas em executiva (que não são comparticipadas pelo subsídio de mobilidade).

Uma viagem para esta rota, por exemplo, de 23 de dezembro a 1 de janeiro, custa 695,95 euros, mas o regresso do Funchal é às 4h45 da madrugada na noite de Passagem de Ano.

Notícias ao Minuto Viagem de 23 de dezembro a 1 de janeiro na TAP© DR  

Já na companhia low cost EasyJet, uma viagem com partida de Lisboa a 23 de dezembro e regresso a 2 de janeiro custa, à data de hoje, 1.024,98 euros.

Notícias ao Minuto Viagem de 23 de dezembro a 2 de janeiro na EasyJet© DR  

Na TAP, uma viagem de ida e volta do Porto para a Madeira, entre os dias 17 de dezembro e 1 de janeiro, custa 657,29 euros.

Já na companhia Transavia, que faz ligações entre o Porto e o Funchal, já não há datas de partida disponíveis, a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro, entre os dias 19 e 23 de dezembro (inclusive) nem voos de regresso ao Porto disponíveis desde 1 a 6 de janeiro, como mostra a imagem abaixo.

Notícias ao Minuto Voos disponíveis para o período de festas entre o Porto e o Funchal na Transavia© DR  

Qualquer uma destas opções para uma viagem de ida e volta ultrapassa o teto máximo de 400 euros para a comparticipação das viagens.

Atualmente, os madeirenses pagam o valor da passagem até ao teto de 400 euros e, só depois de consumada a viagem, são ressarcidos da diferença que, no limite, pode ser de 314 euros no caso de residentes e de 335 euros para estudantes.

O subsídio social de mobilidade é atribuído aos passageiros residentes, residentes equiparados e estudantes das regiões autónomas, pelas viagens realizadas entre o Continente e as Regiões Autónomas da Madeira e Açores, e entre a Região Autónoma da Madeira (RAM) e a Região Autónoma dos Açores (RAA), implicando o pagamento e a utilização efetiva do bilhete.

[Notícia atualizada às 13h37]

Leia Também: Albuquerque questiona Costa e Marcelo sobre preços praticados pela TAP

Recomendados para si

;
Campo obrigatório