Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

"Considero, olhando para os dados, que não estamos numa vaga pandémica"

Virologista Pedro Simas indica que o vírus da Covid-19 "já não tem capacidade pandémica" e estamos, então, numa fase endémica. "O que observamos é uma estabilidade de infeção".

"Considero, olhando para os dados, que não estamos numa vaga pandémica"
Notícias ao Minuto

08:24 - 16/11/21 por Notícias ao Minuto

País Pedro Simas

O virologista Pedro Simas considerou, na antena da SIC Notícias, esta segunda-feira, que já não há pandemia da Covid-19. "Eu considero, olhando para os dados, que não estamos numa vaga pandémica. Vem uma vaga, que é endémica, e, portanto, a minha interpretação de todos os dados epidemiológicos - e nomeadamente daquilo que está a acontecer em Portugal - é que o vírus já não tem capacidade pandémica".

Então, resumiu, "não há pandemia". A endemia é "muito diferente", explica o especialista, uma vez que "as outras vagas que vivemos até hoje aconteceram numa altura em que, praticamente, não havia imunidade de grupo". 

Neste momento, "o que observamos é uma estabilidade de infeção". O que há é, na opinião de Pedro Simas, é "um aumento de infeções que é típico de endemia na altura sazonal". 

Recorde-se que o nosso país registou, esta segunda-feira, mais oito mortes e 974 novos casos de contágio. Os recuperados foram mais 539 do que na véspera, totalizando 1.051.839 desde o início da pandemia em Portugal.

Quanto aos internamentos, atualmente estão 470 pessoas internadas em enfermarias, mais cinco do que ontem, e há mais uma pessoa internada em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), um total de 76. 

Leia Também: AO MINUTO: Aumento de casos preocupa; China quase a aprovar novo fármaco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório