Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

PSP assinala Dia da Língua Gestual com parceria com a Porto Editora

Objetivo é aumentar o conhecimento da generalidade da população e dos polícias para a língua gestual.

PSP assinala Dia da Língua Gestual com parceria com a Porto Editora
Notícias ao Minuto

12:20 - 15/11/21 por Notícias ao Minuto

País língua gestual

A PSP anunciou, esta segunda-feira, que está a desenvolver uma parceria com a Porto Editora para disponibilizar dicionários de língua gestual portuguesa, a propósito do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, que se assinala esta segunda-feira, dia 15 de novembro.

"Sabendo que aproximadamente 30 mil cidadãos comunicam quotidianamente por intermédio desta língua, a PSP desde 2016 já ministrou formação a 100 polícias, contribuindo de forma muito significativa para melhorar a abrangência e efetividade de comunicação da Polícia com todos os cidadãos", lê-se numa publicação feita por esta força de segurança no Facebook.

A PSP adianta que, no seguimento desse trabalho, fez agora uma parceria com a Porto Editora, "na qualidade de responsável pela plataforma digital de dicionários Infopédia que disponibiliza ao público dicionários de língua gestual portuguesa".

O objetivo é "aumentar o conhecimento da generalidade da população sobre a existência da língua gestual portuguesa, enquanto língua oficial de Portugal, do seu domínio por parte de vários Polícias e da atenção que a globalidade do público nos merece".

A força de segurança recorda ainda que os cidadãos que contactem o 112 e pretendam comunicar em língua gestual devem utilizar a App MAI112, para que possam escolher comunicar com um operador formado em língua gestual portuguesa.

Leia Também: PSP detém 43 pessoas em Lisboa em apenas 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório