Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Homem apanhado a colher pinhas mansas. GNR apreende 250 quilos

A colheita é proibida entre 1 de abril e 1 de dezembro.

Homem apanhado a colher pinhas mansas. GNR apreende 250 quilos
Notícias ao Minuto

10:19 - 15/11/21 por Notícias ao Minuto

País Mangualde

Cerca de 250 quilos de pinhas mansas, Pinus pinea, foram apreendidas pelo Comando Territorial de Viseu da GNR no concelho de Mangualde, no passado dia 12 de novembro, segundo faz saber um comunicado enviado às redações. 

Os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental detetaram um homem de 55 anos a colher pinhas mansas fora do período permitido na lei.

Da fiscalização resultou um auto de contraordenação por colheita de pinhas fora do período legal e a apreensão de nove sacos de pinhas de pinheiro-manso.

O pinheiro-manso (Pinus pinea) é uma "espécie florestal com um crescente interesse económico, cuja importância do comércio externo de pinha e de pinhão tem contribuído para a promoção de importantes dinâmicas económicas à escala regional, uma vez que o pinhão produzido em Portugal é de todos o mais valorizado pelas suas características nutricionais", explica a GNR na mesma nota de imprensa. 

A colheita é proibida entre 1 de abril e 1 de dezembro e, "ainda que esteja caída no chão, a sua apanha está interditada por se encontrar em época de defeso, salvaguardando assim o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão", acrescenta.  

Leia Também: GNR apreende mais de duas toneladas e meia de pinhas em Coruche

Recomendados para si

;
Campo obrigatório