Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Marinha. Eis as imagens do resgate de 37 pessoas ao largo do Algarve

Homens estão a ser entrevistados pelo SEF. Testados à Covid-19, todos apresentaram resultados negativos. 

Notícias ao Minuto

20:58 - 12/11/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Marinha Portuguesa

A corveta António Enes, da Marinha Portuguesa, salvou, esta quinta-feira de manhã, 37 migrantes, todos do sexo masculino "que se encontravam numa embarcação de madeira com sete metros a 47 milhas náuticas, entre Vila Real de Santo António e Tavira". Nas redes sociais, o ramo das Forças Armadas publicou fotos do resgate. 

Segundo explicou à Lusa Fernando Rocha Pacheco, comandante da Zona Marítima do Sul, a embarcação foi avistada por um navio mercante ao final do dia de quarta-feira, tendo sido deslocados meios da Marinha para o local, que "aos primeiros alvores" da manhã de ontem abordou os tripulantes.

Ao avistarem a corveta da Marinha, os homens "pediram auxílio", acabando por ser recolhidos em águas internacionais, a 37 milhas náuticas a sul da costa algarvia, na faixa atlântica correspondente à zona entre Vila Real de Santo António e Tavira. 

Já esta sexta-feira, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está a entrevistar os migrantes para apurar as identidades e avaliar o enquadramento da situação. Testados à Covid-19, todos apresentaram resultados negativos. 

Os 37 migrantes estão instalados em tendas cedidas pela Proteção Civil no Ponto de Apoio Naval - Cais da Marinha, em Portimão. Nos últimos dois anos 134 migrantes provenientes do norte de África chegaram ao Algarve, a maioria marroquinos.

Veja, na galeria acima, as fotos do resgate da Marinha Portuguesa. 

Leia Também: SEF entrevista 37 migrantes resgatados pela Marinha para avaliar situação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório