Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

'Aves' é um CD para bebés e famílias que explora a vivência cultural

O CD para bebés e famílias 'Aves', a ser apresentado este sábado no Porto, resulta de uma trilogia de espetáculos que trabalham a palavra e a exploração sonora e pretende levar "esta vivência cultural" para casa.

'Aves' é um CD para bebés e famílias que explora a vivência cultural
Notícias ao Minuto

15:09 - 12/11/21 por Lusa

País Família

Dulce Moreira e Mariana Santos são as criadoras do projeto 'O Som do Algodão', que, desde 2012, trabalha com crianças, bebés e famílias "à volta da palavra, do conto, das histórias, da poesia e da música, da exploração sonora", explica Mariana Santos, em entrevista à agência Lusa.

'Aves' é um "CD para bebés e famílias" que foi lançado no ano passado, mas é apresentado este sábado, às 11:00, na livraria Flâneur, no Porto.

Resulta de uma trilogia de espetáculos, 'Ovo', 'Ninho' e 'Voar', que representam "as várias etapas do crescimento".

"O ovo, onde tudo começa, o ninho, que é a nossa família, os afetos, depois o voar, o sonho, a conquista, na idade adulta, descobrir novos mundos e ganharmos asas", concretiza a responsável pela parte da performance e da narração, que escreve também alguns dos textos.

Com a passagem para este formato, pretendem dar continuidade a um trabalho de "interatividade e sensorialidade" com a primeira infância, permitindo que "esta vivência cultural pudesse ser trabalhada também em casa".

"Uma coisa que nos impeliu muito a fazer o CD era que este trabalho com as famílias de alguma forma pudesse ser continuado em casa, não fosse só uma coisa de nos sentarmos no teatro, naquele momento, mas contribuir para que esta vivência cultural pudesse ser trabalhada também em casa. O CD foi uma porta que se abria para que esta experiência pudesse entrar em casa e fosse alterada. Vão nos contando histórias ou mostrando vídeos dos filhotes a cantar as músicas, as pequenas representações que fazem em casa, quando ouvem o CD a caminho da escola. Esta questão de a arte ser quase uma continuidade, no dia a dia, faz-nos muito felizes", conta Mariana Santos.

Este álbum "tem outras características", já que "trabalha mais a sonoplastia", responsabilidade de Dulce Moreira.

As duas coisas complementam-se: "são duas viagens, a do espetáculo e a do CD. Sendo as mesmas histórias, são objetos diferentes, que permitem a quem ouve e a quem assiste viver e criar imagens também diferentes".

"Agora, no fundo, esta possibilidade que temos [de apresentar o disco], depois destes meses todos, permite-nos reconectar, porque é muito importante para nós ter as famílias connosco, perceber como as crianças reagem às nossas histórias, falar-lhes um bocadinho deste processo, desta partilha. O nosso trabalho sempre foi muito de trabalhar a relação da família, e da família com as artes, e esta cumplicidade que procuramos estabelecer nos espetáculos", remata.

Em 2022, Dulce e Mariana vão "iniciar uma aventura nova, que continua a cruzar famílias, crianças, mas abre também uma nova porta a novas formas de comunicação".

"Vamos fazer um espetáculo em língua gestual, colocá-la no centro, em termos de gesto, muito ligado à performance e ao movimento", concretizam.

Para "trabalhar a palavra neste novo contexto, quando a palavra deixa de ser palavra e passa a ser gesto, movimento", contam com o apoio do programa Garantir Cultura.

Antes disso, 'Aves' tem mais espaço para voar, com outra sessão de apresentação já marcada para 19 de dezembro, na Fnac do Mar Shopping, em Matosinhos.

Leia Também: Casais dão à luz bebés 'trocados' após erro em clínica de fertilidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório