Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Marcelo na comemoração Aniversário das Cimeiras Ibero-Americanas na 2ª

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, participa na segunda-feira em Madrid na comemoração do 30º Aniversário das Cimeiras Ibero-Americanas ao lado de outros chefes de Estado, numa cerimónia presidida pelo Rei de Espanha, Felipe VI.

Marcelo na comemoração Aniversário das Cimeiras Ibero-Americanas na 2ª
Notícias ao Minuto

12:38 - 12/11/21 por Lusa

País Presidente da República

Segundo a agenda publicada pela Secretaria-Geral Iberoamericana, Marcelo Rebelo de Sousa é acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Estão previstas a participação do presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, e dos presidentes da Colômbia, Iván Duque, do Chile, Sebastián Pinera, da República Dominicana, Luis Abinader, da Argentina, Alberto Fernández, do Panamá, Laurentino Cortizo, e da vice-presidente da República Dominicana, Raquel Pena Rodríguez.

A Comunidade Ibero-americana é formada por 22 países, três na Península Ibérica (Portugal, Espanha e Andorra) e 19 da América Latina, onde se fala português (Brasil) ou espanhol (os restantes países).

Os objetivos destas reuniões ao mais alto nível são "a promoção da cooperação e o desenvolvimento" entre os países ibero-americanos.

A primeira cimeira dos chefes de Estado e de Governo desta comunidade de países teve lugar em Guadalajara, no México, em 18 e 19 de julho de 1991.

A Assembleia da República portuguesa autorizou a viagem a Madrid do Presidente português em 27 de outubro e na ocasião também autorizou a sua ida a Málaga (Espanha), a 17 e 18 de novembro, quarta e quinta-feira da próxima semana, com o objetivo de participar no "XV Encontro da COTEC Europa e para uma visita a forças militares e de segurança portuguesas destacadas no estrangeiro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório