Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Vila Nova de Poiares disponibiliza espécies autóctones

O município de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, vai realizar a segunda edição da iniciativa "A Nossa Floresta", que disponibiliza aos proprietários florestais árvores de espécies autóctones.

Vila Nova de Poiares disponibiliza espécies autóctones
Notícias ao Minuto

15:27 - 11/11/21 por Lusa

País Natureza

O objetivo, segundo aquela autarquia, é incentivar à criação de uma floresta mais resiliente e diversificada.

"É um projeto que já iniciámos em 2020 e que pretendemos reeditar, porque consideramos fundamental diversificar o nosso espaço de floresta", salientou o presidente da Câmara, João Miguel Henriques, em comunicado.

O autarca considerou "imperioso não 'baixar a guarda' no que respeita à defesa da floresta e, em especial, no combate à monocultura das espécies".

"Sabemos bem da importância dos rendimentos da floresta para os seus proprietários, mas é fundamental deixar a cada espécie o espaço mais adequado, com a proporção mais equilibrada, sempre na perspetiva de uma maior diversidade, que resulte em fatores de sustentabilidade ambiental e económica, acrescentando maior resiliência a toda a floresta", sublinhou.

A programa "A Nossa Floresta" destina-se a todos os proprietários, usufrutuários ou arrendatários de parcelas inscritas no concelho de Vila Nova de Poiares, que podem candidatar-se junto do GTF - Gabinete Técnico florestal do Município.

As candidaturas estão abertas e serão alvo de análise pelos serviços técnicos do município, de forma a adequar o número e as espécies selecionadas à propriedade localizada pelo candidato.

As plantas atribuídas serão totalmente gratuitas, mas cada candidato apenas pode submeter um único pedido, sendo disponibilizadas até ao limite máximo de 300 plantas por pedido.

No âmbito desta iniciativa, os proprietários têm de respeitar a época favorável para a plantação, que não deve ultrapassar o mês de fevereiro de 2022.

Leia Também: Festival FIIN sensibiliza para a conservação da natureza em Vila Real

Recomendados para si

;
Campo obrigatório