Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Póvoa de Varzim recebe Selma Uamusse, Ayom e Sey Sisters no festival MARé

A Póvoa de Varzim recebe, entre 9 e 11 de dezembro, o festival de músicas do mundo MARé, que levará ao Cine-Teatro Garrett artistas como Selma Uamusse, Ayom e The Sey Sisters.

Póvoa de Varzim recebe Selma Uamusse, Ayom e Sey Sisters no festival MARé
Notícias ao Minuto

12:57 - 11/11/21 por Lusa

País Festival

A segunda edição do evento do distrito do Porto apostará num cartaz com projetos que estão baseados em diferentes regiões da Europa, mas que envolvem músicos originários de outras latitudes e refletem todas essas raízes nos respetivos estilos musicais.

"As expectativas da programação do MARé são a solidificação da criação de uma oferta diversificada, em formato festival, das mais vastas raízes tradicionais, até à exploração e recriação dessas mesmas fontes", declarou, em comunicado, o promotor do festival, José Costa.

O concerto de Selma Uamusse é anunciado como "usando ritmos e letras em línguas nativas [de Moçambique] e instrumentos tradicionais como timbila e mbira", numa fusão de tradição com música eletrónica.

Já os Ayom são descritos como "uma banda multicultural composta por seis navegantes musicais que atravessam o Atlântico Negro, desde Angola até ao Brasil, com uma identidade mediterrânea especial", e as The Sey Sisters apresentam-se como um trio que explora "desde o gospel à música africana, com cantos impregnados de profunda emoção" e uma mensagem de "luta contra a injustiça".

O MARé vai contar ainda com Aníbal Zola, cantautor e contrabaixista do Porto que recorre à língua portuguesa "como cúmplice no processo de composição".

O guitarrista Raia, por sua vez, estará focado na viola campaniça, testando o instrumento alentejano "nas suas fronteiras acústica e elétrica, analógica e digital, tradicional e experimental, ensaiada e instantânea, em diálogo direto ou diferido", a solo ou com outras formas de arte ou performance.

Segue-se Zeca Medeiros, músico, compositor, ator e realizador dedicado às "rotas e sons do Atlântico", e depois os grupos Maria Monda e Caravela, o primeiro empenhado na "pesquisa vocal, sonora e cénica", e o segundo com "'grooves' contemporâneos e improvisação" em torno de tradições comunitárias de países lusófonos como o Brasil, Portugal e Cabo Verde.

O comunicado da organização dá conta de que ao MARé de 2021 virão ainda, do Brasil, Os Camelos e a cantora Mart'Nália, e, de Itália, a banda Fanfara Station.

No caso concreto do trio Os Camelos, têm-se destacado com performances intimistas e energéticas em que a música orgânica "age como intervenção sonora e poética nos palcos, ruas e carruagens dos comboios e metros das cidades".

Quanto a Mart'Nália, filha de Martinho da Vila, o concerto divulgará a obra a solo da artista que, tendo começado por pisar o palco com a irmã e o pai, cantou depois com Maria Bethânia, Caetano Veloso, Ana Carolina e Zélia Duncan.

O encerramento do festival caberá a Fanfara Station, que se apresentarão no Cine-Teatro Garrett com "um arsenal de instrumentos" que lhes permite materializar "uma celebração extasiante, num transe de ritmos norte-africanos e batidas e sonoridades eletrónicas".

Os bilhetes diários para o evento serão vendidos a 15 e 20 euros, sendo que a organização tem igualmente disponível um passe geral por 35.

Leia Também: Companhia de teatro Ajidanha presente no 'IN_visibile Festival' em Itália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório