Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Vice-almirante "continua intimamente ligado ao processo" de vacinação

Secretário de Estado Adjunto da Saúde defende "ser normal" que a vacinação seja, nesta fase, mais lenta. Para acelerar o processo, vai abrir no próximo fim de semana o regime de Casa Aberta para maiores de 80 anos.

Vice-almirante "continua intimamente ligado ao processo" de vacinação
Notícias ao Minuto

10:53 - 11/11/21 por Notícias ao Minuto

País Pandemia

O Secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, defendeu ser "normal" que a vacinação contra a Covid-19 e gripe, que decorre na faixa etária dos idosos, ocorra a um ritmo mais lento, tendo em conta população elegível. 

Confrontado com a posição de Gouveia e Melo, que rejeita o regresso  à Task Force da vacinação contra a Covid-19, Lacerda Sales lembrou que o vice-almirante "continua  intimamente ligado  - e bem - ao processo através do núcleo de coordenação".

"Há uma uma continuidade" e, ao mesmo tempo, "uma transição para podermos, mais tarde, virmos a internalizar o processo", disse, à margem da cerimónia do 100.º aniversário da descoberta da Insulina, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Diabetologia.

Sobre as filas para a vacinação conjunta (Covid-19 e gripe), Lacerda Sales defendeu ser "normal que o processo ocorra mais devagar" tendo em conta os atrasos nas vacinas da gripe nos primeiros dias, mas também a população abrangida nesta fase e que poderá ter "mais dificuldade em interpretar as indicações que são dadas". 

Casa Aberta disponível no fim de semana para maiores de 80

Lacerda Sales adiantou que, para acelerar o processo de vacinação  vão abrir os centros de vacinação em regime de  Casa Aberta para as pessoas com mais de 80 anos, durante o próximo fim de semana (o que poderá prolongar-se durante mais fins de semana), e permitir o agendamento local para as faixas elegíveis, começando pelos mais idosos depois vindo de uma forma decrescente até aos 65 anos.

O governante destacou que o país "está numa linha dupla vacinal", adiantando que entre hoje e amanhã se atinja o milhão de vacinas da gripe administradas, 500 mil terceiras doses de vacinas contra a Covid-19 e cerca de 300 mil covacinações.

"Há um esforço estratégico" de administrar as duas vacinas, mas também "uma flexibilidade no respeito pela opção de cada um", frisou Lacerda Sales. 

Leia Também: AO MINUTO: "Ainda não estamos em águas seguras"; Recorde na Alemanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório