Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Proença-a-Nova instala sistema de deteção de incêndios na Serra de Corgas

O município de Proença-a-Nova instalou, na Serra de Corgas, um equipamento de videovigilância que permite a deteção automática de incêndios e que disponibiliza outras funcionalidades que podem ser determinantes no momento do combate ou do rescaldo.

Proença-a-Nova instala sistema de deteção de incêndios na Serra de Corgas
Notícias ao Minuto

10:51 - 11/11/21 por Lusa

País Incêndios

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Câmara de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, referiu que o novo equipamento para videovigilância e deteção precoce de incêndios florestais foi instalado no âmbito de uma parceria entre o município, a empresa FutureCompta e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova.

O sistema 'Bee2FireDetection' inclui três câmaras (imagem ótica, imagem térmica e videovigilância) e permite a deteção automática de incêndios, além de apresentar um conjunto de outras funcionalidades que podem ser determinantes no momento do combate ou do rescaldo das ocorrências.

"No caso dos incêndios florestais, o sistema ainda está a ser aperfeiçoado, mas neste momento já realiza a monitorização, com a criação e envio de alertas às entidades envolvidas, e calcula a melhor rota para chegar ao local da ocorrência, permitindo visualizar em tempo real o que se está a passar. Com o módulo de simulação da progressão do incêndio, será possível antecipar medidas de combate mais eficazes ao mesmo", lê-se na nota.

Numa fase posterior ao incêndio, o sistema, recorrendo-se das imagens recolhidas, disponibiliza todo o conjunto de informação para incluir em relatórios.

Mapas de risco de incêndio, de temperatura e de velocidade de vento (a um dia, dois dias, cinco dias, dez dias) são outras das funcionalidades permitidas.

"Atualmente, está apenas disponível o da Serra das Corgas, instalado numa torre com 30 metros de altura, possibilitando uma vista ampla sobre o concelho e concelhos vizinhos. A construção da torre foi da responsabilidade do município enquanto as câmaras e todo o sistema 'Bee2FireDetection' foi disponibilizado pela FutureCompta", referiu a autarquia.

Nas próximas semanas, técnicos do município e dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova vão receber formação específica para trabalhar com esta ferramenta.

Leia Também: Principais causas dos incêndios este ano são uso negligente e fogo posto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório