Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Demitem-se dez chefes da equipa de urgência cirúrgica do Santa Maria

A demissão das chefias da Cirurgia Geral entra em vigor a 22 de novembro. 

Demitem-se dez chefes da equipa de urgência cirúrgica do Santa Maria
Notícias ao Minuto

16:44 - 10/11/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Santa Maria

Demitiram-se, esta quarta-feira, em bloco, os chefes de equipa de cirurgia geral do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, avança a RTP. São, ao todo, dez médicos. 

A demissão, indica ainda o canal, foi comunicada num documento assinado por vários chefes da cirurgia e enviado ao diretor clínico do CHULN - Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. 

Justificam que a tomada de posição "foi agravada pela recusa dos assistentes hospitalares deste departamento às horas extraordinárias consideradas na lei, posição com a qual estão solidários".

A demissão das chefias da Cirurgia Geral entra em vigor a 22 de novembro. 

Já Jorge Roque da Cunha, secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos, revelou à Lusa que "hoje chegou ao conhecimento uma carta de demissão da totalidade dos chefes de equipa de cirurgia do Hospital de Santa Maria", solidarizando-se com os médicos.

O dirigente sindical adiantou que "há vários meses" que os profissionais de saúde têm chamado a atenção para "a insuficiência das equipas, não só a nível do serviço de urgência como também no próprio serviço".

"É um quadro envelhecido" que se agravou nos últimos meses com a saída de profissionais que entretanto se reformaram e não têm conseguido contratar médicos, adiantou.

Contactado pela Lusa, o Hospital Santa Maria remeteu esclarecimentos para um comunicado a divulgar ainda hoje.

[Notícia atualizada às 16h52]

Leia Também: Lusíadas Saúde fica a gerir Hospital de Cascais por mais um ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório