Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Rui Oliveira e Costa era um "homem comprometido com a democracia"

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, recordou hoje Rui Oliveira e Costa como "um homem comprometido com a democracia e um lutador incansável pelos direitos dos trabalhadores", manifestando assim pesar pela morte do antigo deputado.

Rui Oliveira e Costa era um "homem comprometido com a democracia"
Notícias ao Minuto

23:13 - 09/11/21 por Lusa

País Ferro Rodrigues

"Homem afável, conversador, que tive o privilégio de conhecer e ter como amigo ao longo de mais de 60 anos, desde que nos encontrámos na Tentadora, em Campo de Ourique, Rui Oliveira e Costa era um homem comprometido com a democracia e um lutador incansável pelos direitos dos trabalhadores, tendo sido deputado a` Assembleia da República, membro do Secretariado Nacional da UGT desde o 1.º Congresso, bem como membro do Conselho Económico e Social e da Comissão Permanente da Concertação Social", escreveu Eduardo Ferro Rodrigues, numa nota enviada à agência Lusa.

Eduardo Ferro Rodrigues endereçou "as mais sentidas condolências", em seu nome e em nome da Assembleia República.

O presidente da Assembleia da República lembrou ainda que Rui Oliveira e Costa "foi também membro das Comissões de Honra das candidaturas presidenciais de Mário Soares, em 1986 e 1991, e de Jorge Sampaio, em 1996 e 2001".

Numa nota publicada no Facebook, João Soares, antigo presidente da Câmara de Lisboa e ministro da Cultura socialista, descreveu Rui Oliveira e Costa como "um homem cordial, com elevado sentido de fraternidade", recordando as eleições presidenciais do seu pai, Mário Soares, em 1986.

"Lembro-me do papel que teve nas presidenciais de 1986 quando se afastou do PSD e apoiou o meu pai. Depois veio para o PS onde foi um militante ativo. Como também na UGT onde com Torres Couto e João Proença teve um papel muito importante", adiantou.

João Soares considerou-o ainda "um pioneiro das sondagens políticas em Portugal".

Já a União Geral de Trabalhadores (UGT) recordou Rui Oliveira e Costa como alguém que serviu bem o país e os trabalhadores.

Numa pequena nota no Facebook, o secretário-geral da UGT, Carlos Silva, apresentou à família "os mais sentidos pêsames neste momento doloroso", evocando um dos fundadores daquela central sindical.

Também o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que foi colega de Rui Oliveira e Costa num programa de comentário desportivo, escreveu que o politólogo disponha de uma "alegria contida" e de um "humor cáustico".

"Adeus, Rui, Grande amigo! Fazes falta. Muita. [...] O Rui adorava a vida e os seus prazeres. O Sporting, cujo nome pronunciava de forma única: o ZBORD", lembrou.

O antigo deputado do PSD e administrador da Eurosondagem Rui Oliveira e Costa morreu hoje aos 73 anos vítima de doença prolongada, confirmou à agência Lusa fonte familiar.

Rui Oliveira e Costa foi dirigente da União Geral de Trabalhadores (UGT) e destacou-se como politólogo e comentador desportivo.

Foi ainda professor de Ciências Políticas na Universidade Lusófona e membro do Conselho Leonino e diretor do Jornal Sporting.

Numa nota de pesar, o clube enaltece e agradece a Rui Oliveira e Costa "os anos de dedicação e devoção ao clube", endereçando "as mais sentidas condolências" aos familiares e amigos.

Leia Também: Morreu Rui Oliveira e Costa. Foi deputado do PSD e comentador desportivo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório