Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

INEM transportou grávida para hospital em contingência. Um bebé morreu

Mulher com hemorragia só deu entrada na segunda unidade hospitalar mais de uma hora depois de chamar a ambulância.

INEM transportou grávida para hospital em contingência. Um bebé morreu
Notícias ao Minuto

23:02 - 09/11/21 por Notícias ao Minuto

País INEM

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) emitiu, esta segunda-feira, uma recomendação ao INEM por considerar que o instituto falhou no transporte de uma grávida de gémeas, com um hemorragia, para o Hospital São Francisco Xavier, que estava em situação de contingência por falta de médicos, no dia 23 de outubro de 2020.

A mulher, que estava grávida de 26 semanas, acabou por dar entrada no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, mais de uma hora depois de ter chamado o INEM, onde foi sujeita a uma cesariana de urgência. Uma das bebés acabou por morrer durante o parto e a outra foi transferida para uma unidade de neonatologia de outro hospital.

De acordo com a deliberação da ERS, no dia em que a jovem grávida se sentiu mal, o INEM tinha a informação de que as urgências obstétricas do Hospital de Santa Maria, Maternidade Alfredo da Costa e do Amadora-Sintra estavam em situação de contingência por falta de vagas. Já quanto ao Hospital São Francisco Xavier, o INEM garante que tinha a informação de que este tinha deixado de estar em situação de contingência às 9h daquele dia, quando o encaminhamento para esta unidade foi feito por volta das 10h30.

Contudo, em resposta a ERS, o Hospital São Francisco Xavier garante ter “reportado ao CODU-INEM a existência, naquele hiato temporal, de constrangimentos que obstaculizavam a admissão da utente”.

Hospital acusado de não informar sobre levantamento do corpo

No mesmo documento, a ERS emitiu também uma recomendação ao Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, onde acabou por se realizar o parto. Aqui, a queixa da utente está relacionada com a falta de informação sobre o levantamento do corpo da filha, assim como a demora na comunicação do resultado da autópsia.

“No dia em que lhe foi concedida alta, [a mulher] procedeu à assinatura de um documento a conceder autorização para a realização, no Porto, de autópsia à sua filha, tendo o Hospital Beatriz Ângelo (HBA ) afiançado à reclamante que lhe 'ligavam a informar do corpo da filha'. Sucede, porém, que, não obstante os reiterados pedidos de informações solicitados telefonicamente sobre o paradeiro do corpo da sua filha e, bem assim, sobre o resultado da autópsia, o HBA não facultou à exponente os esclarecimentos requeridos. Em face do exposto, [a mulher] dirigiu-se pessoalmente ao HBA, tendo-lhe sido comunicado que o corpo da sua filha se encontrava naquele estabelecimento. Finalmente, a utente declara ainda que, após contato prévio com a instituição do Porto onde, segundo informação facultada pela HBA, iria realizar-se a autópsia da sua filha, foi lhe transmitido que o corpo da sua filha não tinha, afinal, lá dado entrada”, descreve o documento.

Perante isto, a ERS considera que “a atuação do HBA não se revelou consentânea com a dignidade, a humanidade e o respeito pelo utente”, emitindo uma “instrução à Sociedade Gestora do Hospital de Loures”, no sentido de garantir que “são respeitados os direitos e interesses legítimos dos utentes, assegurando-se, em particular, a dignidade, humanidade, tempestividade e respeito pelo utente na transmissão de informação sensível”, como a morte de um familiar.

Já ao INEM, a ERS recomenda que este instituto assegure “uma resposta integrada ao doente urgente e a sua correta triagem, referenciação e encaminhamento”.

Leia Também: Delfina Laurentino, a trabalhadora mais antiga do INEM

Recomendados para si

;
Campo obrigatório