Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Vacinação vai "acelerar". 350 mil agendamentos para os próximos dias

DGS garante que o processo de vacinação contra a gripe e a dose de reforço contra a Covid-19 vai ganhar novo ritmo a partir desta segunda-feira.

Vacinação vai "acelerar". 350 mil agendamentos para os próximos dias
Notícias ao Minuto

19:25 - 07/11/21 por Tomásia Sousa

País Gripe

A vacinação contra a gripe com a dose de reforço contra a Covid-19 vai acelerar a partir de segunda-feira, anunciou este domingo a Direção-geral da Saúde (DGS), que adianta que estão agendadas 350 mil vacinas contra a gripe para os próximos dias.

Em comunicado, a DGS acrescenta que cerca de 811.000 pessoas já foram vacinadas contra a gripe, das quais quase 271.000 nas farmácias.

De acordo com os dados, 221 mil destas vacinas foram administradas em simultâneo com as doses de reforço contra a SARS-Cov-2.

O documento dá conta ainda de que já foram administradas 351 mil terceiras doses em Portugal.

Há cerca de um milhão e meio de utentes elegíveis para a dose de reforço até meados de dezembro. Destes, 840.000 encontram-se elegíveis à data de hoje e 42% deles (351 mil) já foram inoculados.

"A DGS recorda que a vacinação contra a gripe e a Covid-19 é essencial para minimizar o risco de propagação do vírus SARS-CoV-2 e do vírus da gripe, e para diminuir a ocorrência de doença grave", salienta o comunicado.

Os utentes elegíveis para a dose de reforço são os que têm idade igual ou superior a 65 anos e já completaram o esquema vacinal há pelo menos 180 dias. A estes acrescem os utentes com menos de 65 anos com condições de imunossupressão, que sejam habilitados pelo seu médico, mediante uma declaração eletrónica.

Recorde-se que o autoagendamento das duas vacinas vai estar disponível a partir de amanhã, no portal da Covid-19, para utentes a partir dos 70 anos. Esta opção abriu na sexta-feira para os maiores de 75.

De notar que, no portal, é agendada a coadministração das vacinas da gripe e da Covid-19 mas, caso o utente não queira receber as duas em simultâneo, basta depois explicá-lo no Centro de Vacinação, para assim ser inoculado apenas com uma delas.

Além da opção de agendamento no portal, os utentes podem optar por esperar ser contactados via SMS.

Quanto às pessoas com 80 ou mais anos, podem a partir de segunda-feira deslocar-se a um Centro de Vacinação, em regime de Casa Aberta, e pedirem para ser vacinadas com a dose de reforço e/ou com a vacina contra a gripe.

[Notícia atualizada às 19h40]

Leia Também: Disponível autoagendamento da 3.ª dose para maiores de 75

Recomendados para si

;
Campo obrigatório