Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Mulher de Rendeiro diz onde está o marido para escapar à preventiva

Maria de Jesus Rendeiro revelou que o ex-banqueiro se encontra na África do Sul. Esta quinta-feira, o Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa determinou que a mulher vai ficar em prisão domiciliária com pulseira eletrónica.

Mulher de Rendeiro diz onde está o marido para escapar à preventiva
Notícias ao Minuto

12:52 - 05/11/21 por Notícias ao Minuto

País Rendeiro

Maria de Jesus Rendeiro, mulher de João Rendeiro, revelou onde está o ex-banqueiro para escapar à prisão preventiva, revelou, esta sexta-feira, a RTP3. Respondeu a todas as perguntas da juíza Catarina Pires, nomeadamente quanto ao local onde Rendeiro se encontra - na África do Sul -, assegurando que fala com ele "todos os dias". 

Recorde-se que, esta quinta-feira, o Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa determinou que Maria de Jesus Rendeiro vai ficar em prisão domiciliária com pulseira eletrónica.
 
A mulher do ex-presidente do Banco Português Privado (BPP) ficou ainda proibida de contactar com o presidente da ANTRAL, Florêncio de Almeida e com o filho, Florêncio Plácido. 

A juíza de instrução aplicou uma das medidas de coação mais gravosas por considerar que havia perigo de fuga, perigo de perturbação do inquérito - nomeadamente para a aquisição, conservação e veracidade da prova -, e ainda o perigo de continuação da atividade criminosa. 

Maria de Jesus Rendeiro está indiciada pelos crimes de desobediência, descaminho, branqueamento de capitais e de falsificação de documento. Foi detida no âmbito da operação D'Arte Asas dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal e executada pela Polícia Judiciária.

A mulher de João Rendeiro era fiel depositária dos quadros arrestados ao ex-banqueiro, considerando o tribunal que esta sabia das falsificações e do desvio das obras.

O antigo presidente do Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro, condenado no final de setembro a três anos e seis meses de prisão efetiva num processo por burla qualificada, está em parte incerta após ter fugido à justiça.

O colapso do BPP, banco vocacionado para a gestão de fortunas, aconteceu em 2010, já depois do caso BPN e antecedendo outros escândalos na banca portuguesa.

O BPP originou vários processos judiciais, envolvendo burla qualificada, falsificação de documentos e falsidade informática, bem como processos relacionados com multas aplicadas pelas autoridades de supervisão bancária.

[Notícia atualizada às 13h14]

Leia Também: Mulher de Rendeiro fica em prisão domiciliária com pulseira eletrónica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório