Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

GNR apreendeu 4.700 quilos de ameijoa subdimensionada em Barcelos

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu na quarta-feira, em Barcelos, 4.700 quilos de ameijoa-japonesa, por não ter a medida mínima permitida por lei para a captura, anunciou hoje aquela força.

GNR apreendeu 4.700 quilos de ameijoa subdimensionada em Barcelos
Notícias ao Minuto

15:26 - 04/11/21 por Lusa

País Barcelos

Em comunicado, a GNR refere que a ameijoa seguia numa viatura, com destino a um centro de depuração em Espanha, "com o devido documento de transporte".

"No entanto, após exame e avaliação dos espécimes, foi possível verificar que não possuíam a medida mínima permitida por lei para a sua captura, nomeadamente os quatro centímetros", acrescenta.

A GNR identificou um homem de 57 anos e elaborou o respetivo auto de contraordenação, por transporte de espécies bivalves em estado imaturo, sendo esta infração punível com coima até aos 37.500 euros.

O destino dos bivalves apreendidos aguarda a inspeção higienossanitária por parte do médico veterinário da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária.

No comunicado, a GNR alerta que "uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso".

Leia Também: GNR identifica oito vendedores de catalisadores no Seixal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório