Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Açores. PJ desmantela "uma das mais relevantes redes" de narcotráfico

Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter desarticulado "uma das mais relevantes redes de narcotraficantes" dos Açores, que "abastecia há vários anos" a ilha de São Miguel "com substâncias estupefacientes provenientes de Lisboa".

Açores. PJ desmantela "uma das mais relevantes redes" de narcotráfico
Notícias ao Minuto

13:37 - 04/11/21 por Lusa

País São Miguel

Num comunicado enviado às redações, a PJ indica ter detido três homens, dois dos quais, com 49 e 55 anos, "lideravam uma das mais relevantes redes de narcotraficantes desta Região Autónoma dos Açores".

As detenções daqueles dois suspeitos "ocorreram em Lisboa e Ponta Delgada", nos Açores e, após submetidos a um primeiro interrogatório judicial, os homens ficaram em "prisão preventiva", acrescentou a PJ.

Esta alegada rede agora "desarticulada", segundo avança a PJ, "abastecia há vários anos a ilha de São Miguel com substâncias estupefacientes, com destaque para o haxixe, provenientes de Lisboa".

De acordo com a PJ, a operação policial teve início com a intervenção da Secção Cinotécnica da Guarda Nacional Republicana (GNR), que "sinalizou uma mercadoria recém-chegada ao Porto Comercial de Ponta Delgada", em São Miguel, "por indícios de conter produto estupefaciente".

Apercebendo-se da intervenção, "o suspeito, com 35 anos, que se preparava para receber a mercadoria, encetou uma fuga do local, mas foi rapidamente intercetado pela GNR, que transmitiu a situação à Polícia Judiciária", descreve o comunicado.

Na sequência de "diligências subsequentes, foi possível encontrar e apreender mais de 11 quilos de haxixe dissimulados na mercadoria", refere a PJ.

O suspeito ficou indiciado pela prática do crime de tráfico de estupefacientes", tendo o Tribunal determinado a aplicação da "medida de coação de obrigação de permanência na habitação", acrescenta aquela força policial.

Posteriormente, "foi possível estabelecer a conexão com uma investigação em curso" e deter "fora de flagrante delito" dois homens, com 49 e 55 anos, referiu a PJ.

A operação agora divulgada foi levada a cabo pela PJ, através do seu Departamento de Investigação Criminal dos Açores, com a colaboração da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, no âmbito de uma investigação dirigida pelo Ministério Público -- DIAP (Departamento de Investigação e Ação Penal) dos Açores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório