Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sara Barros Leitão apresenta história do trabalho doméstico no CCB

Uma tentativa de devolver um pouco da história do trabalho doméstico, ainda muito pouco reconhecido e valorizado, é um dos objetivos da nova criação de Sara Barros Leitão, a estrear quinta-feira no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Sara Barros Leitão apresenta história do trabalho doméstico no CCB
Notícias ao Minuto

11:57 - 03/11/21 por Lusa

País Teatro

"Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa" é o título do espetáculo que a criadora "roubou" de um texto do livro "Novas cartas portuguesas" e que é o culminar de um longo processo de investigação em arquivos e a partir de histórias de mulheres sobre o trabalho doméstico e a criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal, nos anos 1970, disse a criadora à agência Lusa.

Sem se apropriar da voz de nenhuma Maria, "como são chamadas grande parte das trabalhadoras domésticas de modo a torná-las um sujeito comum e coletivo e não individual", nem de qualquer patroa, Sara Barros Leitão concebeu e escreveu um monólogo, que também interpreta, ao longo do qual fala de mulheres que limpam e cuidam do mundo, que produzem, educam e preparam a força de trabalho sem que o que fazem, ao longo dos tempos, tenha tido visibilidade ou relevo, acrescentou.

À semelhança dos anteriores monólogos que escreveu, encenou e interpretou -- "Teoria das três idades" e "Todos os dias me sujo de coisas eternas" -- o espetáculo que agora estreia na Black Box do CCB encerra "uma espécie de trilogia deste ´one woman show`" que resulta também de um longo processo de investigação em arquivos e de histórias que contribuíram para o espetáculo.

No caso do trabalho que agora chega ao CCB, a atriz partiu da criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal, tema sobre o qual andou "obcecada e embrenhada" em documentos que consultou e leu ao longo de duas semanas nos arquivos deste sindicato, no Seixal.

"Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa" é também o primeiro trabalho que a atriz cria com a estrutura que fundou, em 2020, e dirige, Cassandra, destinada a produzir e fazer circular os seus trabalhos.

A ideia de criar um espetáculo a partir do trabalho e do serviço doméstico "há muito" que a acompanhava.

Até porque, enquanto mulher, é uma das coisas que ocupa "grande parte" do seu dia, do seu tempo e da sua carga mental. Além de que, nas sociedades ocidentais, é "estruturalmente uma questão associada às mulheres", observou.

E ao trabalhar sobre isso, e também enquanto feminista, começou a questionar: o que significa pagar "a outras mulheres para virem a casa limparem aquilo que nós não queremos ou não podemos limpar".

"E a partir daqui começo a aperceber-me de que há uma luta, nos anos 1970, destas mulheres, de mobilização, de reivindicação, de organização coletiva que não está na narrativa principal, que nunca me foi contada e que eu desconhecia completamente", frisou.

Foi, então, que começou a investigar sobre a criação daquele sindicato e a consultar os arquivos deste, acabando por entrevistar também mulheres que estiveram na origem da sua criação. E que contribuíram para o espetáculo que aborda um trabalho que ainda hoje continua "sem visibilidade".

Estas mulheres nos anos 1970, em Portugal, tinham reivindicações "completamente revolucionárias e noutro país da Europa, nomeadamente Itália, ou até mesmo nos Estados Unidos, havia muitas mulheres nesta época a pensarem como elas e que ficaram realmente para a história", sublinhou.

"E estas mulheres não encontraram aqui em Portugal ninguém que escrevesse a sua história", sustentou, acrescentando tratar-se de um espetáculo que acaba também por ser "uma crítica" à forma como se foi registando a história.

Depois do CCB, "Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa" andará em digressão por 14 cidades, avançou a autora à Lusa.

Loulé (dias 12 e 13), Viana do Castelo (dia 18), Santarém (20), Póvoa de Varzim (28), Coimbra (01 e 02 de dezembro), Guimarães (10 e 11 de dezembro) e Viseu (17 e 18 de dezembro), são algumas das cidades onde o espetáculo será representado ainda este ano.

Para 2022 estão já marcadas apresentações no Funchal (11 e 12 de fevereiro) e Porto (02 e 06 de março).

Com cenografia e figurino de Nuno Carinhas, desenho de luz de Cárin Geada e desenho de som de José Prata, "Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa" terá quatro récitas no CCB: quinta e sexta-feira, às 21:00, sábado às 19:00 e domingo às 16:00.

Nascida no Porto, em 1990, a atriz e encenadora venceu, em 2020, a primeira edição do Prémio Revelação Ageas/Teatro Nacional D. Maria II, no montante de 5.000 euros.

Leia Também: CCB retoma festival Big Bang com Salvador Sobral e Sete Lágrimas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório