Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Papa "tem criado onda de solidariedade com os valores da Igreja"

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Morujão, considerou hoje que o papa Francisco, eleito a 13 de março de 2013, tem estabelecido uma "onda de solidariedade com os valores da Igreja".

Papa "tem criado onda de solidariedade com os valores da Igreja"
Notícias ao Minuto

20:57 - 10/03/14 por Lusa

País CEP

"O papa Francisco tem criado uma onda de solidariedade com os valores da Igreja. Mesmo pessoas que não são crentes, que andam longe da Igreja, têm visto que o papa Francisco é alguém que pode transmitir valores de paz, solidariedade e de justiça", afirmou Manuel Morujão, em Fátima.

No final do conselho permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, o responsável considerou que Francisco está a corresponder às expectativas que foram criadas.

"Penso que está a responder e esperemos que ainda possa responder muito. Eu acho que tem sido muito louvada a sua atitude de cercania dos pobres, alguém chamou a sua visita a Lampedusa a encíclica social do papa Francisco", adiantou, notando: "Ir aos mais da periferia, aos que ninguém quer, ir acolhê-los, dar-lhes palavra, dar-lhes voz, foi uma intervenção extraordinária".

O cardeal-arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi eleito papa a 13 de março do ano passado pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco.

Na sucessão de Bento XVI, a escolha do jesuíta de 76 anos acabou por surpreender os especialistas, já que não era dos mais novos do colégio cardinalício e será o primeiro papa latino-americano.

Francisco sucede a Bento XVI e será o 266.º papa da igreja católica.

A 08 de julho do ano passado, o papa lançou na ilha italiana de Lampedusa uma coroa de flores ao mar, em memória dos imigrantes ilegais que morreram na travessia do Mediterrâneo, e lançou duras críticas à globalização que "leva à indiferença".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório