Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 19º

Professor condenado por vários crimes de abuso a alunas está a dar aulas

Apesar de condenado com uma pena de cinco anos de prisão pelo Tribunal de Penafiel, o professor, de 49 anos, de Vila Real continua a dar aulas porque a medida só entra em execução após o trânsito em julgado da decisão.

Professor condenado por vários crimes de abuso a alunas está a dar aulas
Notícias ao Minuto

11:04 - 02/11/21 por Notícias ao Minuto

País Abuso sexual

O professor foi acusado de 16 crimes de abuso sexual, e condenado por 15 deles, sobre duas alunas de nove e 12 anos, de Penafiel. Os  crimes remontam a acontecimentos que tiveram lugar no ano letivo de 2014/2015.

Segundo o Jornal de Notícias, apesar de o professor ter deixado a escola onde aconteceram os crimes logo depois das denúncias, este continua a lecionar em Vila Real. 

Quanto aos 15 crimes que ficaram provados, sabe-se que foram denunciados pelas próprias menores a responsáveis da escola de Penafiel.

No tribunal, o testemunho das vítimas reforçado pelas declarações de colegas e professores  mereceu "total credibilidade".

O professor condenado alegou, no entanto, que nunca tinha estado sozinho com as menores e justificou a denúncia com o facto de que se tratavam de alunas indisciplinadas, com faltas injustificadas e mau desempenho escolar. Alegou ainda tratar-se de uma vingança da professora a quem as menores contaram o sucedido.

Apesar de ter sido condenado a cinco anos de prisão, a pena fica suspensa até transitar em julgado. O professor está também obrigado a fazer uma avaliação clínica na área da sexualidade e a pagar uma multa de 1.700 e 1.400 euros às menores.

Leia Também: "Precisamos eliminá-los": Professora diz que "brancos" são vilões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório