A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, já contactou a representação diplomática no Brasil para manifestar solidariedade e preocupação com relação ao acidente ocorrido este domingo numa gruta na região de Ribeirão Preto, no estado brasileiro de São Paulo.
"No seguimento do trágico desabamento ocorrido este domingo durante um exercício de bombeiros na gruta do Itambé, no estado de S. Paulo, Brasil, a secretária de Estado da Administração Interna contactou a representação diplomática do Brasil em Lisboa para manifestar solidariedade e preocupação com a situação vivida", pode ler-se na nota enviada às redações.
Indicando que se lamentam "as mortes entretanto confirmadas através dos media locais", Patrícia Gaspar transmitiu, após o contacto, que "estão a ser empenhados todos os esforços nas operações de resgate dos bombeiros que ainda se encontram no interior da gruta e que continuará a acompanhar."
Estamos em atendimento de 6 pessoas desaparecidas, já atendemos três óbitos e outra pessoa socorrida para o PS da região, aguardo informações do local.#193S, pic.twitter.com/N4P0c6ziBD
— Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) October 31, 2021
O incidente ocorreu por volta da 1h da manhã (4h em Lisboa) durante um um exercício de treino de um grupo de 28 bombeiros civis na gruta Duas Bocas, de acordo com o Corpo de Bombeiros de São Paulo.
Entretanto, uma pessoa foi retirada do local com vida e outras três foram retiradas já cadáver. Seis bombeiros continuam desaparecidos.
Entre as 28 pessoas, 18 não estiveram envolvidas no acidente.