Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Ordem dos Psicólogos apresenta queixa-crime contra Clínica da Mente

Doentes são submetidos a um tratamento que não tem validação científica.

Ordem dos Psicólogos apresenta queixa-crime contra Clínica da Mente
Notícias ao Minuto

22:36 - 28/10/21 por Notícias ao Minuto

País Clínica da Mente

A Ordem dos Psicólogos apresentou, segundo a TVI24, uma queixa-crime contra a Clínica da Mente por esta ter um tratamento, há vários anos, que não tem qualquer validação científica.

De acordo com o canal de Queluz, o tratamento em questão – apelidado de Psicoterapia HBM – foi criado pelo próprio dono da clínica, Pedro Brás, que não é sequer psicólogo, é sim economista.

Os únicos estudos sobre a Psicoterapia HBM foram realizados por psicólogos que trabalham com Pedro Brás. Não há, segundo a Ordem dos Psicólogos, qualquer estudo externo sobre o tratamento.

Já em novembro de 2018, averiguou o Notícias ao Minuto, a Ordem dos Psicólogos tinha divulgado um parecer sobre o método, afirmando que este não era “uma terapia reconhecida pelas ciências psicológicas”.

A Psicoterapia HBM é descrita como sendo um método de tratamento rápido e seguro que utiliza técnicas, alegadamente, psicológicas e validadas cientificamente, para mudar comportamentos, sentimentos ou pensamentos. O modelo utiliza duas técnicas psicoterapêuticas: a hipnose e a programação linguística. Contudo, segundo a Ordem, “não há informação e muito menos, estudos científicos, que permitam compreender exatamente o que é e como funciona esta ‘psicoterapia’, ou como se avalia a sua eficácia”.

Deste modo, conclui o parecer, “a ‘Psicoterapia HBM’ carece de enquadramento científico, teórico ou académico. Carece de enquadramento socioprofissional. Não há referência a formação idónea na área, nem qualquer tipo de regulamentação profissional”.

Três anos depois deste parecer, sem que nada de diferente fosse feito, a Ordem decidiu avançar com a queixa-crime contra o dono da clínica em causa, por usurpação de funções, precisamente por este não ser psicólogo. A queixa já deu início, segundo a TVI24, a uma investigação no DIAP do Porto.

Para a Ordem dos Psicólogos trata-se de uma ameaça à saúde pública.

Já Pedro Brás disse ao canal de Queluz que não há nada que o obrigue a ter um curso de psicologia e que os resultados dos doentes estão à vista.

A Clínica da Mente tem consultórios espalhados por todo o país. Em 14 anos, a mesma já atendeu mais de 9 mil doentes e marcou presença em diversos canais de televisão.

Para se submeter à ‘Psicoterapia HBM’ o doente paga a totalidade do tratamento logo na primeira sessão, com valores que podem chegar aos 3 mil euros.

Leia Também: Portugal tem 2,3 milhões de cidadãos que precisam de apoio psicológico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório