Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

ToLife faz recolha voluntária de um lote do xarope Ambroxol Fludoran

Infarmed "determina a suspensão imediata da comercialização deste lote" e deixa indicações a entidades e doentes sobre como devem agir.

ToLife faz recolha voluntária de um lote do xarope Ambroxol Fludoran
Notícias ao Minuto

15:21 - 28/10/21 por Notícias ao Minuto

País Infarmed

A Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde (Infarmed) publicou, esta quarta-feira, uma circular informativa onde dá conta de que a "empresa ToLife - Produtos Farmacêuticos, S.A, irá proceder à recolha voluntária do lote n.º 01931, com a validade 11/2022, do medicamento Ambroxol Fludoran, ambroxol, Xarope, 6mg/ml, frasco de 200 ml, com o número de registo 5840798". 

A decisão, indica ainda, prende-se com o facto de "terem sido detetados resultados fora das especificações (OOS) para os parâmetros pH e impureza individual desconhecida (durante os testes de estabilidade)".

Como autoridade em Portugal, o Infarmed "determina a suspensão imediata da comercialização deste lote" e deixa indicações a entidades e doentes sobre como devem agir em face do exposto.

As entidades que possuam embalagens deste lote de medicamento em stock "não as podem vender, dispensar ou administrar", devendo "proceder à sua devolução", sublinha, acrescentando que os pacientes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a este lote "não devem interromper o tratamento".

"Logo que possível, devem solicitar a substituição por outro lote ou pedir ao médico ou farmacêutico a indicação de um medicamento alternativo", vinca. 

De recordar que o xarope Ambroxol Fludoran é um medicamento indicado no alívio da tosse com expetoração.

Leia Também: Pneumonia. Infarmed autoriza uso excecional de vacina rotulada em francês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório