Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2021
Tempo
11º
MIN 9º MÁX 15º

Edição

Aberto processo de classificação do Santuário da Senhora da Peneda

A Direção-Geral do Património Cultural abriu o procedimento de classificação do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, segundo anúncio hoje publicado em Diário da República.

Aberto processo de classificação do Santuário da Senhora da Peneda

De acordo com o anúncio, esta intenção de classificar aquele que é considerado um dos grandes santuários marianos do Noroeste Peninsular surge após a Direção Regional de Cultura do Norte ter proposto o início da sua classificação, "incluindo o património móvel integrado, no lugar da Peneda, freguesia de Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez".

Datado do século XVIII, o santuário é constituído pela igreja que foi terminada em 1875, pelo grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros, sendo que nas suas laterais existem 20 capelas que retratam cenas da vida de Cristo, e ainda os quartéis.

"Os elementos relevantes do processo (fundamentação, despacho, planta do conjunto em vias de classificação e da respetiva zona geral de proteção) estão disponíveis nas páginas eletrónicas da Direção-Geral do Património Cultural, da Direção Regional de Cultura do Norte e da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.

A publicação, datada de 13 de outubro, refere ainda que "o interessado poderá reclamar ou interpor recurso hierárquico do ato que decide a abertura do procedimento de classificação (...) sem prejuízo da possibilidade de impugnação contenciosa".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório