Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Primeiro-ministro convoca Conselho de Ministros de urgência

Reunião marcada horas depois do PCP ter anunciado que vai votar contra o OE2022.

Primeiro-ministro convoca Conselho de Ministros de urgência
Notícias ao Minuto

15:32 - 25/10/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Governo

O primeiro-ministro, António Costa, convocou para esta segunda-feira um Conselho de Ministros com carácter de urgência, para esta segunda-feira, por volta das 21h30.

A reunião de urgência surge horas depois de o PCP ter anunciado que vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) e de, em conferência de imprensa ao início da tarde, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, ter lamentado esta decisão dos comunistas.

"O Governo lamenta a posição do PCP. Nunca tínhamos ido tão longe no diálogo com o PCP como neste Orçamento", declarou Duarte Cordeiro, depois de ter saudado as posições do PAN e das deputadas Joacine Katar-Moreira e Cristina Rodrigues, que anunciaram a abstenção.

Além de ter confirmado a reunião extraordinária do Governo, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares revelou, aos jornalistas, que a mesma servirá para avaliar a situação em que o Executivo minoritário socialista se encontra do ponto de vista político e a preparação do debate da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2022", que se inicia na terça-feira.

"Vamos fazer uma avaliação das posições que vamos assumir nos próximos dias, designadamente nos possíveis quadros que termos do ponto de vista de análise", referiu.

Recorde-se que o OE2022 é votado na generalidade na próxima quarta-feira. Até agora, apenas o PAN e as deputadas não inscritas não anunciaram um voto contra. Se os sentidos de votos anunciados por PCP e Bloco de Esquerda se vierem a verificar, a proposta será chumbada, o que deverá levar à dissolução do Parlamento, como já afirmou e reiterou o Presidente da República.

[Notícia atualizada às 16h54]

Leia Também: Voto contra do PCP determina 'chumbo' do OE2022 já na generalidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório