Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

PS Açores propõe ATL das 15h às 17h para todos os alunos do pré-escolar

O PS/Açores entregou hoje uma proposta na Assembleia Regional para criar um programa de atividades de tempos livres (ATL) destinado a alunos do pré-escolar, a funcionar entre o fim das aulas e a saída dos pais do trabalho.

PS Açores propõe ATL das 15h às 17h para todos os alunos do pré-escolar
Notícias ao Minuto

14:30 - 25/10/21 por Lusa

País Assembleia Regional

A iniciativa foi avançada hoje aos jornalistas pelo deputado socialista Rodolfo Franca, no final de uma reunião com o Conselho Executivo da escola Roberto Ivens, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

"Tem este projeto um propósito, que é o de solucionar um problema que muitas das famílias nos têm feito chegar: o facto de não saberem como resolver o momento da saída da componente educativa do pré-escolar até à saída dos mais diversos trabalhos dos pais", declarou.

No projeto legislativo, a que a Lusa teve acesso, o PS/Açores pretende criar um "programa de atividades de prolongamento de horário para os alunos do pré-escolar das escolas públicas da região", intitulado "Ajudar a Crescer na Infância".

Segundo se lê na proposta, a oferta das atividades deve ser garantida pela escola "formalizando protocolos de parceria e cooperação com outras entidades, nomeadamente instituições particulares de solidariedade social, câmaras municipais, juntas de freguesia, associações de pais e encarregados de educação, clubes desportivos, associações culturais".

"A proposta em concreto é o estabelecimento de um protocolo que faz com que todos os ATL tenham a capacidade de receber todas as crianças do pré-escolar", declarou Rodolfo Franca.

O deputado socialista avançou que o serviço de ATL proposto deve funcionar entre as 15:00 e as 17:00, por ser o período que dista entre o fim da componente letiva e o horário de saída do trabalho da maioria dos encarregados de educação.

"Há um período de tempo que muitas vezes as famílias não sabem como resolver o seu problema", apontou.

O deputado destacou que a proposta visa "colmatar as desigualdades", uma vez que atualmente "nem todas as crianças têm acesso ao ATL".

Sobre o repto da secretária da tutela, que pediu um pacto de regime para a Educação, o socialista afirmou que o partido está "disponível para trabalhar", mas realçou que o PS e o Governo Regional têm "visões diferentes" para o setor. 

"Estamos dispostos em trabalhar em conjunto, não estamos dispostos a dizer que sim a tudo", assinalou.

A 20 de outubro, secretária da Educação dos Açores, Sofia Ribeiro, convidou os partidos representados no parlamento regional para um pacto de regime que garanta a "convergência" e "estabilidade" necessárias ao setor, nomeadamente para combater a falta de docentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório