Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Aceredo, a aldeia galega "sepultada" que emergiu agora no Rio Lima

Aldeia foi submersa em 1992 para a construção do projeto da barragem hidroelétrica do Alto Lindoso.

Aceredo, a aldeia galega "sepultada" que emergiu agora no Rio Lima
Notícias ao Minuto

08:10 - 25/10/21 por Notícias ao Minuto

País Aceredo

O concelho de Lobios, em Espanha, é por estes dias alvo de um inusitado tráfego de visitantes portugueses e espanhóis que ouviram dizer que a aldeia de Aceredo, “sepultada” em 1992, segundo a agência Efe, emergiu agora no Rio Lima.

Explica o jornal La Región que a aldeia de Aceredo, apelidada agora de a ‘Atlântida galega’, veio à superfície devido ao facto de a barragem do Alto Lindoso, que a soterrou há 30 anos, ter apenas, neste momento, 20% da sua capacidade.

Quem visita agora Lobios encontra uma paisagem muito diferente da habitual, algo fantasmagórica. Entre as águas tranquilas, há toda uma vila que, apesar de ter permanecido quase três décadas debaixo de água, ainda conserva algumas casas, ruas e até veículos.

Alguns aproveitaram para passar pelo antigo cemitério, que a EDP, que gere a central elétrica, cobriu com uma laje de betão de 50 centímetros, para deixar flores onde estavam sepultados pais, avós e outros ente queridos que viveram e morreram nesta aldeia.

Nas redes sociais, muitas pessoas têm deixado o registo da visita ao local.

Recorde-se que a aldeia de Aceredo foi submersa em 1992 para a construção da barragem hidroelétrica do Alto Lindoso, localizada em Lindoso, no concelho de Ponte da Barca.

Leia Também: Cão desaparecido há dez meses regressa a casa graças ao chip

Recomendados para si

;
Campo obrigatório