Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Quase 280 mil vacinados contra a gripe em Portugal. Ritmo vai acelerar

A Direção-Geral de Saúde prevê que a partir do início de novembro o número de vacinas disponíveis seja "suficiente para acelerar o ritmo da vacinação". Autoagendamento para vacinas contra a gripe e reforço da vacina contra o novo coronavírus disponível para utentes acima dos 80 anos na próxima terça-feira.

Quase 280 mil vacinados contra a gripe em Portugal. Ritmo vai acelerar
Notícias ao Minuto

10:48 - 24/10/21 por Melissa Lopes

País Gripe

Quase 280 mil pessoas residentes em Portugal (279 mil) já levaram a vacina da gripe, de acordo com dados avançados este domingo pela Direção-Geral de Saúde (DGS), prevendo a autoridade de saúde que a campanha de vacinação acelere no início do próximo mês. 

De referir que a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe iniciou-se na última segunda-feira e integra os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos e que não estão abrangidos nos grupos-alvo da primeira fase. 

A DGS lembra que a campanha está a decorrer por ordem decrescente de idades, à semelhança do passado, começando pelos utentes com idade igual ou superior a 80 anos.

Os utentes vão ser convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe ( se não forem elegíveis para Covid-19). Segundo a autoridade de saúde, o agendamento nestes casos é automático, podendo haver casos em que sejam chamados doentes abaixo da faixa que se encontra aberta por "já cumprirem todos os critérios de elegibilidade e para não atrasar o processo". 

A partir do dia 26, terça-feira, passa a ser possível o autoagendamento das vacinas contra a gripe e reforço da vacina contra o novo coronavírus no Portal Covid-19 para utentes acima dos 80 anos.

No ponto de situação, a DGS dá ainda conta que 123 mil pessoas já foram inoculadas com a terceira dose ou dose de reforço contra a Covid-19, estando 85,7% da população com a "vacinação primária" (as duas doses) completa. 

Leia Também: AO MINUTO: 123 mil já levaram 3.ª dose; Homenagem às vítimas termina hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório