Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

AR recomenda urgência na requalificação da secundária Raul Proença

A Assembleia da República aprovou hoje uma recomendação ao Governo para que programe com urgência a execução das obras de requalificação da Escola Secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha, datada dos anos 70.

AR recomenda urgência na requalificação da secundária Raul Proença
Notícias ao Minuto

18:08 - 22/10/21 por Lusa

País Caldas da Rainha

A recomendação para que, "em estreita articulação com o município", o Governo proceda "à programação, agendamento e execução das obras de requalificação de todo o edificado" da secundária Raul Proença, resulta da aprovação, por unanimidade, de um texto final tendo por base três projetos de resolução apresentados pelos grupos parlamentares do PSD, do PS e do CDS-PP.

O texto final aprovado recomenda que o Governo proceda "ao cabimento dos recursos financeiros necessários, no quadro da programação dos fundos comunitários ou de outras fontes de financiamento existentes", para avançar com a obra, no sentido de "garantir as condições adequadas a uma escolaridade de qualidade".

A intervenção na escola foi defendida, no último trimestre de 2020, em projetos de resolução apresentados pelos três partidos, defendendo a ampliação e reabilitação da escola frequentada por cerca de 1.200 alunos do ensino secundário e 3.º ciclo do ensino básico.

Os deputados sublinham que se tem vindo a "assistir à acentuada e progressiva degradação das condições de habitabilidade, conforto e desadequação funcional do seu edificado", composto por quatro edifícios modulares, ginásio e espaços exteriores de campos desportivos e zonas de estar.

Aludiam ainda ao "desgaste provocado pelo uso, pelo envelhecimento natural, e pelas patologias construtivas no interior das edificações e recinto exterior, bem como nas redes prediais", que resultam em "desconforto térmico, acústico e lumínico, e muito baixa eficiência energética".

Os deputados alertavam também que nos edifícios dos blocos de salas de aulas "existem problemas de impermeabilização e observam-se empolamentos das pinturas, desgaste da coloração das fachadas, eflorescências e fissuração nas paredes exteriores, vedantes das janelas ressequidos e estores danificados".

Nas instalações sanitárias "há maus cheiros e por vezes inundações", referiam, acrescentando que "os pavimentos estão muito desgastados e têm falhas de reparações parcelares, existem escadas e outros acessos não regulamentares, os vãos exteriores apresentam caixilharia de alumínio com vidro simples, não existe sistema de refrigeração/ventilação, o aquecimento de algumas salas é conseguido através da utilização de aquecedores de resistência elétrica, os equipamentos informáticos e servidores estão obsoletos e cabos de alimentação estão à vista".

Motivos para defenderem junto do Governo a urgência numa intervenção que corrija os problemas construtivos e repare as áreas danificadas, pretensão que hoje encontrou eco com a aprovação por unanimidade do texto final.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório