Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdulaziz transferido para Lisboa

O Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural (KAICIID), atualmente com sede em Viena, vai ser transferido em breve para Lisboa, anunciou hoje o Governo.

Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdulaziz transferido para Lisboa
Notícias ao Minuto

14:47 - 22/10/21 por Lusa

País MNE

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) assinala que "o Conselho das Partes do KAICIID e o Governo português acordaram na transferência da sede do Centro de Viena para Lisboa" e acrescenta que "o Acordo Sede será assinado no próximo dia 29 de outubro, em Lisboa, pelo secretário-geral do Centro, Faisal Al Muaammar, e pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva".

A iemenita Elham Alshejni foi designada a partir de 01 de novembro para o cargo de secretária-geral-adjunta interina do Centro, com o objetivo de assegurar o processo de relocalização e o prosseguimento das suas atividades.

O comunicado do MNE sublinha ainda que o Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural "visa o diálogo inter-religioso e intercultural, tendo como escopo promover o diálogo e a compreensão entre as diferentes religiões e culturas, encorajar o respeito pela diversidade e prosseguir a justiça e a paz entre as nações e os povos, assim como combater o uso indevido da religião como justificação para a violência e a perseguição".

A nota também ressalva que o Centro integra um Conselho das Partes constituído por representantes dos Estados membros fundadores (Arábia Saudita, Áustria, Espanha, e a Santa Sé como fundador-observador) e um Conselho diretivo composto por representantes de diversas religiões (incluindo Cristianismo, Budismo, Hinduísmo, Islão, Judaísmo, Jainismo e Sikhismo).

"Com a transferência da sede do KAICIID, Portugal passará a contar com nove organizações internacionais e verá reforçado o seu perfil internacional numa área -- diálogo intercultural e inter-religioso -- que é particularmente importante", prossegue a nota do MNE.

Por fim, o comunicado governamental recorda que Portugal já acolhe a sede do Centro Europeu para a Interdependência e Solidariedade Global -- Centro Norte/Sul do Conselho da Europa, e que o ex-Presidente Jorge Sampaio "foi o primeiro Alto representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações".

Segundo a sua página eletrónica, o KAICIID é uma organização intergovernamental que, através das suas duas estruturas governativas - um Conselho das Partes, que reúne Áustria, Espanha, Arébia Saudita e a Santa Sé como observador, e um Conselho de Diretores, que junta líderes religiosos - visa promover o diálogo inter-religioso para prevenir e resolver o conflito.

Leia Também: Santos Silva alerta para "trunfos" que Portugal arrisca perder na Europa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório