Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Adeus, verão. Outono é para ficar (de vez) e mostra-se este fim de semana

Saiba quais as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para estes dois dias de descanso que estão mesmo aí 'à porta'.

Adeus, verão. Outono é para ficar (de vez) e mostra-se este fim de semana
Notícias ao Minuto

11:01 - 22/10/21 por Notícias ao Minuto

País Meteorologia

Este fim de semana, não espere uma grande mudança na meteorologia: o tempo outonal parece ter vindo mesmo para ficar. Indicamos-lhe as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para que saiba o que esperar. 

No sábado, o céu vai estar "pouco nublado ou limpo" e temporariamente nublado por nuvens altas", indica o IPMA, sublinhando um aumento de "nebulosidade no Algarve a partir da manhã". 

Haverá ainda uma "pequena subida da temperatura máxima" no litoral oeste a sul do Cabo Mondego - em que se inclui a Grande Lisboa. 

Nos Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, mas com "boas abertas". Há a possibilidade de chuva fraca durante a madrugada, que passará a "aguaceiros fracos". Na Madeira, é também esperado céu com muitas nuvens e aguaceiros fracos.

Assim, na capital, as temperaturas irão variar entre os 13ºC de mínima e os 25ºC de máxima, com o Porto a 'situar-se' entre os 10ºC e os 20ºC. Em Faro estará um pouco mais 'quente', com as temperaturas entre os 16ºC e os 23ºC no primeiro dia do fim de semana. 

Em Ponta Delgada conte com temperaturas entre os 17ºC e os 23º. Por fim, no Funchal, estas irão manter-se entre os 19ºC e os 25ºC.

No domingo? Também não espere grandes mudanças

Este domingo, dia 24 de outubro, o continente vai estar com céu pouco nublado ou limpo, "tornando-se geralmente muito nublado nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela a partir da tarde", com ocorrência de "períodos de chuva", de acordo com o IPMA. Já o vento será fraco a moderado, com uma "pequena subida da temperatura" no interior Norte e Centro. 

Se está nos Açores, espere períodos de céu "muito nublado com boas abertas". Na Madeira a previsão indica céu "geralmente muito nublado", com aguaceiros, em geral fracos, em "especial nas vertentes norte e nas terras altas."

Quanto às temperaturas, em Lisboa estas vão estar entre os 13ºC e os 25ºC e no Porto entre os 9ºC e os 20ºC. Em Faro a mínima será de 15ºC e a máxima de 24ºC. Em Ponta Delgada conte com temperaturas entre os 17ºC e os 33º. Já no Funchal, os termómetros oscilarão entre os 19ºC e os 25ºC. 

Leia Também: Drone capta explosão de cores de outono em New Hampshire

Recomendados para si

;
Campo obrigatório