Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Lisboa, Setúbal e Faro. Seis detidos em operação contra tráfico de armas

Foram ainda apreendidos armas de fogo, armas brancas, automóveis, motas e cocaína. Estiveram envolvidos nesta operação cerca de 200 polícias.

Lisboa, Setúbal e Faro. Seis detidos em operação contra tráfico de armas
Notícias ao Minuto

09:11 - 22/10/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Scorpion

A Polícia de Segurança Pública (PSP) desenvolveu uma operação de grande envergadura no combate ao tráfico de armas em três distritos de Portugal continental: Lisboa, Setúbal e Faro. Esta terminou com seis detenções, avança a RTP3. À Lusa, a força de segurança adiantou ainda a apreensão de armas de fogo, armas brancas, automóveis, motas e cocaína

"A esmagadora maioria das equipas já está a regressar às suas unidades de origem e os resultados apurados até ao momento estão contabilizados em seis detenções, a apreensão de seis armas de fogo, uma reprodução de arma de fogo, duas armas brancas e uma quantidade de cocaína que ainda não consigo dizer o peso total", revelou o superintendente Pedro Moura, diretor do Departamento de Armas e Explosivos.

Segundo o superintendente Pedro Moura, foram também apreendidos quatro automóveis, três motociclos, diversos computadores, telemóveis e dinheiro que ainda está a ser contabilizado. "São os resultados operacionais, até ao momento, das 53 buscas domiciliárias e não domiciliárias que executámos em Lisboa, Setúbal e Faro e também dos cinco mandados de detenção fora de flagrante que tinham sido emitidos pela autoridade judiciária", adiantou à Lusa.

O superintendente referiu ainda que esta operação está integrada numa investigação que dura há mais de um ano e que segue uma linha de investigação que decorreu de um outro inquérito que a PSP e o Departamento de Armas e Explosivos desenvolveram relacionada com tráfico de armas proveniente da República da Eslováquia para Portugal.

"No ano passado também desenvolvemos uma operação policial que abriu na investigação outras linhas que autonomizámos e que investigámos e, pelo resultado das apreensões, as nossas suspeitas de investigação confirmaram-se e estão relacionadas com os crimes de detenção de arma proibida, tráfico de armas, tráfico de produtos estupefacientes e outras atividades criminosas que agora ainda vamos analisar e verificar toda a prova se se confirmam ou não", adiantou o diretor do Departamento de Armas e Explosivos da PSP.

Já em comunicado enviado às redações, a PSP explicou que a ação ocorreu "no âmbito das competências de controlo de armas e explosivos e de investigação criminal" e teve início às 5 horas desta madrugada. 

A operação, designada 'Scorpion', pretendia o "cumprimento de mais de cinco dezenas de mandados de detenção, mandados de busca (domiciliária e não domiciliária)". Estiveram envolvidos cerca de 200 polícias.

A investigação a cargo do Departamento de Armas e Explosivos da Direção Nacional da PSP, contou com a participação de efetivos policiais desse Departamento, do Departamento de Investigação Criminal da PSP, do Comando Metropolitano de Lisboa, dos Comandos Distritais de Faro e Setúbal, da Unidade Especial de Policia através do Grupo de Operações Especiais (GOE) e Corpo de Intervenção (CI) e da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana.

[Notícia atualizada às 11h00]

Leia Também: MP acusa 15 arguidos, incluindo um agente da PSP, de tráfico de armas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório