Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Ópera 'La Vida Secreta' inspirada em Salvador Dali estreia-se sábado

A ópera cantada em castelhano 'La Vida Secreta', inspirada no pintor Salvador Dali, estreia-se no sábado em Pombal, com música do grupo Ensemble Darcos, dirigido pelo compositor Nuno Côrte-Real, com interpretação da soprano Conchi Moyano.

Ópera 'La Vida Secreta' inspirada em Salvador Dali estreia-se sábado
Notícias ao Minuto

16:45 - 20/10/21 por Lusa

País Ópera

"Esta ópera de bolso retrata o mundo surreal do pintor espanhol Salvador Dalí através dos olhos da sua companheira-musa, Gala", explica Nuno Côrte-Real na nota de imprensa hoje divulgada.

Gala, a única protagonista nesta ópera, interpretada pela soprano espanhola Conchi Moyano, "revela a mulher como inspiração múltipla e central no desenvolvimento do surrealismo ímpar de Dalí e serve como ponto de partida para uma transposição do universo da sua obra aos dias de hoje", acrescenta o compositor.

Sob música e direção musical de Nuno Côrte-Real e com libreto de Martha Asunción Alonso, a ópera desenvolve-se ao longo dos 80 minutos, como se o espectador saltasse de tela em tela, de verso em verso e de lembrança em lembrança, conduzidos rumo às profundezas da consciência daliniana.

Integrada na Temporada Darcos 2021 e na Mostra Espanha 2021, 'La Vida Secreta' é uma ópera de bolso e é cantada em castelhano.

A estreia acontece no sábado no Cine-Teatro de Pombal, seguindo-se no domingo o Cine-Teatro de Alcobaça e, na terça-feira, o Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

A ópera conta ainda com encenação de Carlos Antunes e participação de José Pereira (violino), Reyes Gallardo (viola), Filipe Quaresma (violoncelo), Rodrigo Lima (saxofone), Helder Marques (piano) e Süse Ribeiro (operação de som e eletrónica).

Leia Também: Dia Mundial da Ópera celebrado no S. Carlos com repertório do século XIX

Recomendados para si

;
Campo obrigatório