Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Sabe o que é o milho rei? Tradição do campo foi cumprida na capital

Atividade foi realizada na Quinta Pedagógica dos Olivais, "com um grupo de crianças e idosos que colheram espigas e desfolharam o milho".

Sabe o que é o milho rei? Tradição do campo foi cumprida na capital
Notícias ao Minuto

13:05 - 20/10/21 por Notícias ao Minuto

País Lisboa

"Sabe o que é o milho rei?" A pergunta foi feita, esta terça-feira, pela Câmara Municipal de Lisboa que também explica aos seus seguidores nas redes sociais no que consiste esta tradição ligada ao campo. 

Então, nas redes sociais, a autarquia indica: "Durante a atividade rural da desfolhada do milho, pode aparecer uma maçaroca com os grãos vermelhos. Pela sua raridade, este era chamado de 'Milho Rei' e sempre que aparecia, os participantes da desfolhada festejavam, com beijos e abraços".

Este, acrescenta ainda a mesma publicação, era "um momento de grande festa, habitualmente realizado ao som da concertina, da viola e do cavaquinho".

Na capital, esta tradição foi recriada na Quinta Pedagógica dos Olivais "com um grupo de crianças e idosos que colheram espigas e desfolharam o milho". "Na 'eira' da Quinta, as crianças em redor do monte de milho separaram assim, as camisas das maçarocas", destaca-se.

A atividade procurou, assim, "trazer as vivências do campo à cidade, em especial junto dos mais pequenos".

Leia Também: Lisboa. Antiga gare do Arco Cego dará lugar a centro académico do Técnico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório