Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Sabe o que é o ângulo morto? Há espelhos retrovisores que o anulam

Os espelhos 'convencionais', aponta a GNR, "nem sempre permitem ver as pessoas, bicicletas e automóveis que circulam mesmo ao nosso lado".

Sabe o que é o ângulo morto? Há espelhos retrovisores que o anulam
Notícias ao Minuto

08:01 - 20/10/21 por Notícias ao Minuto

País Segurança Rodoviária

"Sabe o que são espelhos retrovisores que anulam o ângulo morto?" A questão é colocada aos portugueses pela Guarda Nacional Republicana (GNR), no Facebook. Estes, alertam os militares, já contribuíram para "reduzir o número de acidentes". 

Mas comecemos pelo início. Sabe o que é o ângulo morto? A GNR explica que esta expressão é "utilizada quando o campo de visão do condutor, ou até mesmo o retrovisor, não consegue acompanhar e/ou alcançar determinadas situações na condução".

Os espelhos 'convencionais', aponta a autoridade, "nem sempre permitem ver as pessoas, bicicletas e automóveis que circulam mesmo ao nosso lado, especialmente nas curvas." Já os que anulam o ângulo morto "proporcionam aos condutores uma visão muito melhor da área imediatamente adjacente ao veículo"

E mais. "Os espelhos retrovisores que anulam o ângulo morto já contribuíram para reduzir o número de acidentes entre veículos pesados, ligeiros e motociclistas, ciclistas e peões", destaca ainda a GNR na mesma publicação.

Os militares terminam a publicação com um apelo aos condutores nacionais: "Se o seu veículo não tiver qualquer tipo de sistema contra ângulos mortos", a GNR aconselha "a adquirir um espelho de grande ângulo de modo a evitar este perigo constante".

Leia Também: PSP alerta para crime de especulação em táxis (e deixa conselhos)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório