Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Estrela Geopark tem sistema interativo de informação turística

O Estrela Geopark disponibiliza aos visitantes do território um sistema interativo de informação turística para que possam construir itinerários "de acordo com os seus interesses ou disponibilidade".

Estrela Geopark tem sistema interativo de informação turística
Notícias ao Minuto

10:31 - 19/10/21 por Lusa

País Estrela Geopark

Segundo a Associação Geopark Estrela, que tem sede na Guarda, o Guia de Utilização Interativa Aplicado ao Turismo do Estrela Geopark (GUIA), lançado recentemente, "é um sistema interativo de informação turística e pretende constituir um instrumento de gestão, promoção e revalorização do turismo da Serra da Estrela, enquanto destino turístico e dos seus produtos".

"A sua utilização permite aos visitantes a construção de itinerários de acordo com os seus interesses ou disponibilidade", adiantou Emanuel de Castro, coordenador executivo da associação.

De acordo com o responsável, a ferramenta tecnológica "pretende centralizar e uniformizar a informação da oferta turística de todo o território do Estrela Geopark Mundial da UNESCO numa só plataforma, disponibilizando aos visitantes uma ferramenta de planeamento da visita, através de uma plataforma 'web' e Aplicação Mobile, promovendo a desmaterialização da comunicação turística, acelerando a transição digital dos suportes de informação e gestão turísticas", para os nove municípios que integram o Geopark.

"A base de dados que alimenta este sistema (plataforma 'web' e 'App') tem vertidos todos os recursos passíveis de aproveitamento turístico, os eventos locais de interesse, informação hoteleira, bem como previsões meteorológicas e outras condições ambientais, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva", acrescenta.

O utilizador tem acesso a todas as informações na base de dados, "podendo construir o itinerário de acordo com os seus interesses, permitindo a exportação para vários formatos ou consulta e edição através da 'App', em modo 'on' ou 'offline'".

O responsável explica numa nota enviada à agência Lusa que o utilizador também pode sugerir novos itinerários, eventos e locais de interesse, "os quais estarão sujeitos à validação por parte da equipa do Estrela Geopark, fomentando uma maior interatividade com o GUIA".

Emanuel de Castro considera a plataforma como sendo "uma importante porta de entrada" para o território do Estrela Geopark, "permitindo uma maior e melhor comunicação turística, não só em português como também em inglês".

"Esta ferramenta representa um importante passo para a valorização turística da Serra da Estrela por diversos aspetos, quer pelo esforço de centralização e uniformização de toda a informação sobre a oferta turística e de serviços, até agora dispersos por diferentes canais, que se converterá numa experiência mais completa e de qualidade para o visitante do território, quer pela apresentação da riqueza de recursos e possibilidades que o Estrela Geopark pode oferecer a quem nos visita", conclui.

A plataforma 'web' do GUIA (acessível em https://guia-geoparkestrela.pt/) já está em funcionamento e o lançamento da 'App' deve acontecer até ao final do ano.

O sistema, lançado publicamente no dia 27 de setembro, é uma iniciativa do Estrela Geopark Mundial da UNESCO, com financiamento do Turismo de Portugal, através do programa Valorizar, e execução tecnológica da Primelayer.

Leia Também: PJ da Guarda detém suspeitos da autoria de fogos florestais e urbanos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório