Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Imprensa Nacional debate a igualdade de género no acesso às profissões

A igualdade de género no acesso às profissões estará em destaque no Folio, na terça-feira, dia reservado à programação da Imprensa Nacional, que leva ao festival lançamentos de livros e 'masterclasses' sobre a edição de poesia.

Imprensa Nacional debate a igualdade de género no acesso às profissões
Notícias ao Minuto

16:47 - 18/10/21 por Lusa

País Folio

A apresentação do livro "O Longo Caminho para a Igualdade. Mulheres e Homens no século XXI", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Susana Carvalhinhos, é o ponto de partida para uma reflexão sobre "as questões da igualdade de género no acesso às profissões", divulgou a Imprensa Nacional.

Numa nota sobre a programação deste organismo no Folio -- Festival Literário Internacional de Óbidos, a Imprensa Nacional explica tratar-se de um debate promovido em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, no qual, além das autoras, participará também o editor Duarte Azinheira, porta-voz do iGen Fórum Organizações, responsável pela publicação da obra lançada em março deste ano.

A par com esta iniciativa, que terá início às 14:30, a Imprensa Nacional reservou, para terça-feira, às 16:00, a 'masterclass' "A Poesia de Sá de Miranda".

Numa altura em que está prestes a ser publicada uma nova edição da poesia completa de Sá de Miranda, na 'masterclass' conduzida por José Camões o público do Folio poderá ficar a conhecer "o processo desse trabalho editorial que englobou tarefas múltiplas de observação e escolha", e que, segundo a Imprensa Nacional, reúne "novas versões de composições poéticas e textos inéditos".

A programação incluiu ainda, às 17:00, uma 'masterclass' do catedrático de Estudos de Cultura Jorge Vaz de Carvalho, sobre "A Divina Comédia", de Dante Alighieri, cuja tradução para português acaba de publicar na coleção Itálica, da Imprensa Nacional.

Dividido em três partes: "Inferno", "Purgatório" e "Paraíso", o clássico escrito durante o renascimento retrata o caminho para a felicidade universal.

Hora e meia depois será tempo para uma conversa sobre "A edição de poesia como serviço público", numa mesa de autores em que participam Jorge Reis-Sá, poeta e editor, e Duarte Azinheira, diretor de edições e cultura da Imprensa Nacional.

Todos os eventos integrados na programação da Imprensa Nacional terão lugar na Tenda Literária, localizada na praça de Santa Maria, sendo de acesso livre, mas com lugar marcado.

A Imprensa Nacional - Casa da Moeda resulta da fusão da Imprensa Nacional, criada em 1768, e da Casa da Moeda, com mais de 700 anos de história.

Em parceria com universidades e centros de investigação é responsável pela produção de documentos de segurança, como o cartão de cidadão e o passaporte eletrónico, a autenticação de metais preciosos, a edição do Diário da República, a publicação de obras fundamentais da língua e da cultura portuguesa e a cunhagem de moeda corrente e de coleção.

O Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos decorre na vila até ao próximo dia 24, reunindo 175 autores e escritores que participam em mais de 160 atividades, entre as quais 16 mesas de autor e debates, 23 concertos e 12 exposições.

Leia Também: Nuno Artur Silva. Folio é "ponto obrigatório no roteiro" de escritores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório