Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Já cansa o calor? Chuva regressa e temperatura desce

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê o regresso da chuva ao território continental este domingo no Norte e Centro, podendo chegar ao Alto Alentejo a partir da tarde.

Já cansa o calor? Chuva regressa e temperatura desce
Notícias ao Minuto

08:39 - 16/10/21 por Melissa Lopes

País IPMA

O calor tem perdurado no decorrer deste mês de outubro, com dias que mais parecem de verão do que de outono. O cenário pode mudar substancialmente já este domingo, com previsão de descida de temperatura e de chuva em boa parte do país. 

Mas, antes disso, o IPMA prevê para hoje períodos de céu muito nublado, em especial por nuvens altas na região Sul, aumentando gradualmente de nebulosidade a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela a partir da tarde, com ocorrência de períodos de chuva, em especial no Minho e Douro Litoral. Assim como uma pequena descida da temperatura máxima.

As máximas previstas oscilam entre os 28ºC em Faro, os 27ºC em Lisboa e os 20ºC no Porto, distrito onde deverá chover já a partir de hoje. Nas regiões autónomas, o Funchal deverá atingir os 28ºC de máxima e Porto Santo os 26ºC, sem previsão de chuva. Já nos Açores, onde se prevê chuva em todos os grupos, as temperaturas máximas vão variar entre os 23ºC e os 24ºC. 

No domingo, prevê-se céu geralmente muito nublado, sendo em especial por nuvens altas na região Sul e períodos de chuva nas regiões Norte e Centro, podendo chegar ao Alto Alentejo a partir da tarde. Paralelamente, assinala o IPMA, é de esperar uma pequena subida da temperatura mínima, em especial no litoral Norte e Centro. As temperaturas máximas vão variar entre os 26ºC em Faro, os 23ºC em Lisboa e no Porto, os 20ºC na Guarda e Bragança e os 19ºC em Portalegre.  A capital vai registar a mínima mais elevada no continente (18ºC) e Guarda, a par de Bragança, a mais baixa (11ºC). 

Na segunda-feira, os termómetros voltam a subir, assinala o IPMA. 

No arquipélago da Madeira, as máximas vão variar entre os 25ºC em Porto Santo e os 26ºC no Funchal, com mínimas de 18ºC e 20ºC, respetivamente. Nos Açores, o cenário no domingo será idêntico ao de sábado, com chuva em todas as ilhas e os termómetros a chegarem aos 24ºC. 

Leia Também: Grupos central e ocidental dos Açores sob aviso laranja devido à chuva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório