Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Obras de arte. Mulher de João Rendeiro ouvida a 29 de outubro no DCIAP

Em causa estão 124 obras de arte das quais Maria de Jesus é a fiel depositária, no âmbito de um processo em que o marido foi condenado. Polícia Judiciária detetou obras que podem não ser as originais.

Obras de arte. Mulher de João Rendeiro ouvida a 29 de outubro no DCIAP
Notícias ao Minuto

19:45 - 15/10/21 por Notícias ao Minuto

País João Rendeiro

Maria de Jesus Rendeiro, a mulher do ex-banqueiro João Rendeiro, vai ser ouvida no DCIAP no dia 29 de outubro, avança a RTP3.

A Polícia Judiciária (PJ), recorde-se, deslocou-se esta segunda-feira, dia 11 de outubro, à mansão de João Rendeiro, na Quinta Patiño, um condomínio de luxo localizado em Cascais, com o objetivo de verificar uma coleção de arte apreendida há 10 anos. No dia seguinte, a SIC Notícias noticiou que a autoridade detetou, nesta visita, obras que podem ser falsas.

O tribunal, de acordo com o canal, ordenou que todos os quadros e esculturas fossem retiradas da casa do ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), de modo a serem reavaliados. "Foi constatada a forte suspeita de existirem objetos que, apesar de aparentarem corresponder aos que foram apreendidos, poderão não ser os originais", pode ler-se no despacho judicial.

Em causa estão 124 obras de arte das quais Maria de Jesus, mulher do ex-banqueiro, é a fiel depositária, no âmbito de um processo em que o marido foi condenado. Estas passaram, há uma década, para a alçada do Estado como garantia de indemnizações aos lesados do BPP. 

Recorde-se que o ex-presidente do Banco Privado Português condenado pela justiça a cumprir pena de prisão terá abandonado território britânico num jato privado e encontra-se em fuga, dizendo que não pretende regressar a Portugal por se sentir injustiçado.

O colapso do BPP, banco vocacionado para a gestão de fortunas, verificou-se em 2010, já depois do caso BPN e antecedendo outros escândalos na banca portuguesa. Apesar da pequena dimensão do BPP, o caso teve importantes repercussões devido a potenciais efeitos de contágio ao restante sistema quando se vivia uma crise financeira.

[Notícia atualizada às 19h53]

Leia Também: PJ deteta obras de arte que podem ser falsas na coleção de João Rendeiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório