Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Vacinas contra Covid e gripe dadas em simultâneo a partir de 2.ª feira

Medida que "visa facilitar a adesão à vacinação no âmbito das campanhas de vacinação contra a gripe e contra a COVID-19" foi esta sexta-feira tornada pública pela Direção-Geral da Saúde.

Vacinas contra Covid e gripe dadas em simultâneo a partir de 2.ª feira
Notícias ao Minuto

19:16 - 15/10/21 por Notícias ao Minuto

País Vacinação

>"A"A vacinação contra a Covid-19 vai poder ser feita em simultâneo com a vacina contra a gripe a partir de segunda-feira, dia 18 de outubro. Esta medida visa facilitar a adesão à vacinação no âmbito das campanhas de vacinação contra a gripe e contra a Covid-19". A informação foi revelada esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), numa nota enviada às redações.

Nesta acrescenta-se ainda que a "possibilidade de coadministração das vacinas passa a estar contemplada nas normas da vacinação contra a Covid-19 e contra gripe, que são hoje atualizadas pela Direção-Geral da Saúde".

De acordo com a DGS, a coadministração de vacinas é uma prática de vacinação realizada em Portugal e no mundo, no âmbito dos Programas Nacionais de Vacinação, que visa otimizar os esquemas vacinais recomendados.

"Os dados disponíveis analisados pela Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19 (CTVC), que incluem os resultados da reunião do grupo de peritos da Organização Mundial da Saúde em matéria de vacinação, mostram que existe um perfil de segurança aceitável após a toma de ambas as vacinas", adiantou ainda o organismo liderado por Graça Freitas.

Segundo a DGS, os dados também sugerem a manutenção da eficácia de ambas as vacinas, uma vez que, até à data, não existe evidência de alteração da resposta imunológica.

No momento da vacinação, os "utentes devem ser informados sobre as possíveis reações adversas, podendo optar por uma administração em dias diferentes", é ainda avançado.

Recorde-se que, no passado dia 11 de outubro, o grupo de peritos de aconselhamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) considera "aceitável" a administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e contra a Covid-19.

"Os dados limitados sobre a coadministração de vacinas inativadas (produzidas com base em vírus inativados) contra a gripe sazonal com a da Covid-19 não mostraram um aumento de eventos adversos", indicam as recomendações do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (SAGE) em imunização da OMS.

Segundo o parecer do grupo de aconselhamento, tendo em conta que a faixa etária prioritária para receber a vacina sazonal contra a gripe também é considerado de risco para situação de Covid-19 mais graves, a coadministração das duas vacinas "é aceitável" e permitirá imunizar um maior número de pessoas contra as duas doenças.

[Notícia atualizada às 20h47]

Leia Também: AO MINUTO: Rt acima de 1 em três regiões; Incidência sobe em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório