Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

GNR encerra estabelecimento de aquicultura ilegal em Matosinhos

Foi ainda identificado um homem de 51 anos, responsável pela exploração ilegal do espaço.

GNR encerra estabelecimento de aquicultura ilegal em Matosinhos
Notícias ao Minuto

08:47 - 15/10/21 por Notícias ao Minuto

País GNR

A GNR encerrou, esta quinta-feira, em Matosinhos, uma exploração de aquicultura ilegal por falta de licenciamento.

Num comunicado enviado às redações, a Unidade de Controlo Costeiro adianta que "as instalações alvo de fiscalização não possuíam Título de Atividade Aquícola (TAA) e destinavam-se à manutenção temporária de crustáceos e bivalves até à sua entrada nos circuitos comerciais de consumo. O TAA impõe a adoção de medidas necessárias a garantir a manutenção do bom estado ambiental das águas marinhas e das águas interiores, assim como das condições de exploração e produção das espécies marinhas".

Foi ainda identificado um homem de 51 anos, responsável pela exploração ilegal do espaço, "composto por oito tanques que continham diversos tipos de crustáceos e bivalves os quais foram encaminhados para o centro de destruição por não estarem reunidas as condições de segurança alimentar que permitissem a introdução no consumo daquelas espécies".

Durante esta ação foram apreendidos 189,10 quilos de amêijoa-macha, 21,90 quilos de amêijoa-japónica, 18,45 quilos de mexilhão, 171,2 quilos de lagosta e 54,55 quilos de lavagante.

A GNR recorda que "a falta de TAA constitui infração muito grave a que corresponde uma coima máxima de 60.000 euros, tratando-se de pessoa singular, ou de 600.000 euros, no caso de tratar-se de pessoa coletiva".

As autoridades alertam ainda que o consumo de crustáceos e bivalves provenientes de espaços sem controlo higienossanitários constitui um perigo para a saúde pública.

Leia Também: Captura ilegal. Apreendidas duas toneladas de berbigão na Ria Formosa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório