Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

EUTM-MOZ. Três militares da GNR partem amanhã para Moçambique

Serão integrados no contingente português liderado pelo brigadeiro-general do Exército Nuno Lemos Pires.

EUTM-MOZ. Três militares da GNR partem amanhã para Moçambique
Notícias ao Minuto

16:52 - 14/10/21 por Notícias ao Minuto

País Cabo Delgado

Três militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) partem, esta sexta-feira, para Moçambique, onde vão integrar a Missão de Treino da União Europeia naquele país africano lusófono (EUTM-MOZ), indicou, esta quinta-feira, em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI). 

A caminho do país africano estão dois oficiais e um sargento que vão desempenhar funções de "Assessor para a Interoperabilidade e Contraterrorismo", "Formador em Técnicas de Detenção e Interrogatório" e "Formador para a Interoperabilidade e Contraterrorismo"

Estes serão integrados no contingente português liderado pelo brigadeiro-general do Exército Nuno Lemos Pires – que será o comandante da EUTM-MOZ no terreno. 

A EUTM-MOZ, é ainda explicado na mesma nota, "foi criada em julho deste ano, a pedido das autoridades moçambicanas e na sequência da onda de violência e atos terroristas registados na província de Cabo Delgado". O objetivo é formar e apoiar as Forças de Segurança e Forças Armadas de Moçambique, "tanto nas missões de proteção das populações civis como no restabelecimento da segurança na província".

No âmbito da Segurança Interna, "pretende complementar a formação com competências policiais relacionadas com a luta contra o terrorismo, fomentando a cooperação nas operações, das Forças Armadas e das Forças de Segurança moçambicanas".

Já no plano Policial, a EUTM-MOZ "vai focar-se no apoio à adoção de medidas de controlo, prevenção e mitigação dos diferentes ilícitos que ocorrem na região de Cabo Delgado."

Leia Também: Moçambique. SADC abateu 20 rebeldes desde o início das operações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório