Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Fiéis desconfinaram e foram "exemplo" no regresso ao Santuário de Fátima

A peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de outubro ao Santuário de Fátima foi presidida pelo arcebispo de Salvador da Bahia e primaz do Brasil, cardeal Sérgio da Rocha. No final, naquela que foi a primeira peregrinação em pandemia na fase mais avançada do desconfinamento, fiéis mereceram um elogio: Foram "exemplo para o país" no cumprimento das regras.

Notícias ao Minuto

08:15 - 14/10/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Religião

A primeira peregrinação depois de o país ter entrado na terceira fase do plano de desconfinamento, que arrancou no dia 1 de outubro, decorreu dentro da normalidade e sem incidentes e foi merecedora de elogios por parte do cardeal António Marto. 

"Quero dar-vos também parabéns, a todos os peregrinos que aqui vieram durante este ano e meio ao santuário e que foram exemplares no cumprimento das regras sanitárias. Foi um exemplo para todo o país", disse, na saudação final os fiéis que participavam na peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de outubro ao Santuário de Fátima, que terminou ontem. 

Aos fiéis, lembrou ainda as celebrações de 13 de maio de 2020, "quando este recinto se encontrava vazio de peregrinos" devido às restrições decorrentes da pandemia, recordando as suas palavras de então: "'Voltaremos, é a nossa confiança, é o nosso compromisso, sim, voltaremos aqui todos juntos'".

"Hoje, devo dizer, vós, queridos peregrinos, respondestes à chamada de modo admirável, por isso, dou-vos os parabéns e agradeço, sobretudo, o vosso testemunho de fé", declarou, referindo que esse testemunho lhe traz muita alegria e conforto.

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima salientou também que "esta peregrinação reveste o colorido das grandes peregrinações" a que Fátima estava habituada.

"Um colorido que contemplámos e saboreámos naquele mar imenso de luz de vigília da noite, que se reflete nos vossos rostos, nos vossos olhos porventura banhados por lágrimas e na ternura com que olhais a imagem de Nossa Senhora", assinalou António Marto, numa alusão à procissão das velas.

A peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de outubro ao Santuário de Fátima foi presidida pelo arcebispo de Salvador da Bahia e primaz do Brasil, cardeal Sérgio da Rocha

Esta peregrinação, que celebrou a 6.ª Aparição de Nossa Senhora, com particular destaque para o chamado 'Milagre do Sol', foi a última grande peregrinação aniversária de um ano pastoral ainda muito marcado pela pandemia, embora numa fase de alívio de restrições.

Como mostram as fotografias da galeria acima, da procissão das velas, o uso da máscara ainda é assinalável (assim o recomenda a autoridade de saúde em grandes aglomerados, ainda que ao ar livre). 

Leia Também: Peregrinos foram "exemplo para o país" no cumprimento das regras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório