Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Açores destacam "sucesso" da vacinação de estudantes universitários

O secretário regional da Saúde afirmou hoje que o processo de vacinação contra a covid-19 dos estudantes do Ensino Superior decorreu "com sucesso", durante o verão.

Açores destacam "sucesso" da vacinação de estudantes universitários
Notícias ao Minuto

18:39 - 13/10/21 por Lusa

País Covid-19

O titular pela pasta da Saúde nos Açores falava no âmbito da audição na Comissão de Assuntos Sociais sobre o projeto de resolução n.º 68/XII do PS, que recomendava ao Governo Regional a vacinação em agosto e setembro dos estudantes do Ensino Superior e daqueles que se candidataram à Universidade.

A iniciativa é originária do CDS-PP, que a retirou por considerar que seria matéria já devidamente resolvida.

Contudo, nos termos regimentais aplicáveis, o grupo parlamentar do PS adotou o projeto de resolução apresentado pelo grupo parlamentar do CDS-PP e, nesta condição, a iniciativa esteve hoje em apreciação na Comissão Parlamentar de Assuntos Sociais.

Para o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, "a iniciativa" legislativa "é extemporânea pois o processo está concluído".

Clélio Meneses explicou esta tarde que o processo de vacinação dos estudantes do Ensino Superior avançou "logo em julho", quando os alunos estavam a chegar de férias e, após a respetiva inscrição, eram agendadas as vacinas.

O governante reforçou, na audição no parlamento açoriano, que "o processo decorreu com sucesso", explicando que as inoculações decorreram entre julho, agosto e setembro.

Clélio Meneses frisou que "foi mais um dos passos desta caminhada da vacinação" contra a covid-19 na Região "e cujo resultado é claramente positivo".

"Até ao princípio de setembro, cerca de 2.300 jovens estudantes do Ensino Superior inscreveram-se e foram posteriormente chamados para a vacinação, não contando com aqueles que foram vacinados noutras circunstâncias", indicou.

O secretário regional da Saúde e Desporto adiantou ainda que, "na faixa etária entre os 18 e 23 anos, são cerca de 15.688 açorianos que têm a vacinação completa", explicando serem números "aproximados", tendo em conta que poderá haver "alguma imprecisão decorrente da atualização dos censos".

Durante as audições, o deputado socialista Vilson Ponte Gomes disse que "o PS não está a pôr em causa o processo" de vacinação contra a covid-19 dos estudantes do Ensino Superior, mas "recuperou" a iniciativa em causa "tendo em conta a importância do assunto para os jovens açorianos e para a Região".

A deputada do CDS-PP, Catarina Cabeceiras, esclareceu que, por parte do grupo parlamentar do CDS-PP, "foi identificada na altura esta necessidade" de fazer a vacinação dos estudantes do Ensino Superior durante o verão, pelo que o partido apresentou a proposta.

"Mas o Governo deu a resposta e anunciou que ia avançar com o processo de vacinação e foi por isso que o CDS-PP retirou a iniciativa, uma vez que já existia uma resposta e não fazia sentido mantê-la", referiu.

Ouvida esta manhã na comissão do parlamento açoriano, a presidente da Associação Académica da Universidade dos Açores, Daniela Faria, salientou que a Associação é "100% a favor da vacinação de todos os estudantes" e "do cumprimento integral de todas as medidas de combate à pandemia" de covid-19.

"Tenho conhecimento de alguns estudantes que não foram vacinados, mas desconheço as razões para tal", avançou.

Já a presidente da Associação Jovens Açorianos Unidos pelos Açores, Rita Pires, afirmou aos deputados que "o processo correu bastante bem", assinalando que os estudantes "conseguiram sempre inscrever-se" na plataforma disponibilizada pelo Governo.

Leia Também: AO MINUTO: Vacina russa 70% eficaz. Apoios? Dependerão da pandemia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório