Meteorologia

  • 17 OUTUBRO 2021
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 24º

Edição

Associação Zero alerta para perigo dos resíduos elétricos e eletrónicos

A associação ambientalista Zero congratula-se com a campanha de fiscalização de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), hoje anunciada, e alerta para o perigo para a saúde e ambiente do seu manuseio descontrolado.

Associação Zero alerta para perigo dos resíduos elétricos e eletrónicos

Equipamentos GPS vão ser colocados em resíduos eletrónicos e elétricos para detetar e fiscalizar se vão parar ao mercado paralelo, que as entidades gestoras consideram "um flagelo".

A campanha de fiscalização, apresentada hoje, dura pelo menos um ano e vai juntar as três entidades gestoras de resíduos elétricos e eletrónicos, três quartos dos quais acabam no mercado paralelo em vez de serem reciclados como determinado por lei.

Em comunicado, a Zero elogia a decisão, anunciada na véspera do Dia Internacional dos Resíduos Elétricos, porque permite a identificação das operações ilegais, mas também dá um sinal claro "aos agentes envolvidos que, doravante, os crimes ambientais na área dos REEE serão muito mais facilmente detetados".

A associação salienta que os REEE contém elementos nocivos para a saúde e para o ambiente, pelo que devem ser recolhidos e devidamente tratados. Os gases de refrigeração (de frigoríficos e ar condicionado), por exemplo, quando libertados para atmosfera, contribuem para o aquecimento global e para a destruição da camada de ozono.

Outros equipamentos como monitores ou as lâmpadas fluorescentes também têm poluentes "altamente tóxicos", diz a Zero, alertando que quando não tratados devidamente os equipamentos podem libertar poluentes.

As entidades gestoras dos REEE (Electrão, ERP e E-Cycle) em 2020 apenas recolheram 15,4% dos equipamentos colocados no mercado, quando a meta das suas licenças era de 65%, diz-se no comunicado.

A Zero defende que se façam também inspeções regulares às empresas que trituram resíduos metálicos, e que haja mais controlo do desempenho dos comerciantes de equipamentos do género, para saber se de facto recolhem equipamentos velhos como são obrigados.

Leia Também: COP26 quer "manter viva" a possibilidade de limitar o aquecimento global

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório