Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Açores: Presidente do Parlamento realça papel de poder local na autonomia

O presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, destacou hoje o papel das autarquias no desenvolvimento dos Açores e no aprofundamento da autonomia da região, defendendo uma maior articulação entre poder regional e local.

Açores: Presidente do Parlamento realça papel de poder local na autonomia
Notícias ao Minuto

15:18 - 13/10/21 por Lusa

País Açores

"Na busca permanente desse desenvolvimento e transformação dos Açores, o papel do poder local é determinante. Acredito que o aprofundamento da nossa autonomia e a resposta para muitos dos desafios que temos pela frente passam também por uma maior articulação e um profícuo relacionamento entre o poder regional e o local, tanto o municipal como o de freguesia", afirmou, em comunicado de imprensa.

Na sequência das eleições autárquicas de 26 de setembro, o presidente do Parlamento açoriano deixou uma mensagem de saudação aos autarcas que terminam o mandato e aos que iniciam agora funções.

Luís Garcia defendeu que "o conhecimento que os autarcas detêm da realidade local e a sua proximidade da população são ativos que não podem ser desperdiçados" nos Açores, a começar pela "recuperação da vida social e económica", na sequência da pandemia de covid-19.

"Saibamos todos dotá-los não só das competências, mas também dos meios, para poderem desempenhar cabalmente essa missão", frisou.

O presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores reconheceu, por outro lado, o trabalho realizado pelos autarcas no combate à pandemia, alegando que a importância do poder local "ganha sempre mais expressão em tempos de crise, pelo muito que fazem no acompanhamento de proximidade, ou pelo socorro maior nos momentos difíceis que as comunidades atravessam".

"Com a crise pandémica não foi diferente, e foram mais uma vez os autarcas, especialmente os de freguesia, quem desempenhou um papel essencial no apoio às populações, sobretudo junto dos mais idosos e necessitados, merecendo por isso uma especial saudação por isso", salientou.

Os Açores têm 19 câmaras municipais e 155 juntas de freguesia.

Os órgãos autárquicos foram eleitos no passado dia 26 de setembro, com exceção de cinco juntas de freguesia, eleitas, posteriormente, em plenário de cidadãos.

Leia Também: OE2022: Governo dos Açores não ficou surpreendido com a redução da verba

Recomendados para si

;
Campo obrigatório