Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Peregrinos foram "exemplo para o país" no cumprimento das regras

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima, cardeal António Marto, afirmou hoje que os peregrinos foram "um exemplo para todo o país" no cumprimento das regras sanitárias para combater a pandemia de covid-19.

Peregrinos foram "exemplo para o país" no cumprimento das regras
Notícias ao Minuto

13:24 - 13/10/21 por Lusa

País Fátima

"Quero dar-vos também parabéns, a todos os peregrinos que aqui vieram durante este ano e meio ao santuário e que foram exemplares no cumprimento das regras sanitárias. Foi um exemplo para todo o país", disse António Marto.

O cardeal falava na saudação final aos fiéis que participavam na peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de outubro ao Santuário de Fátima, que hoje terminou.

"Agradecemos a Nossa Senhora também o desaparecer da epidemia -- esperemos que não volte atrás", acrescentou.

Aos fiéis, lembrou ainda as celebrações de 13 de maio de 2020, "quando este recinto se encontrava vazio de peregrinos" devido às restrições decorrentes da pandemia, recordando as suas palavras de então: "'Voltaremos, é a nossa confiança, é o nosso compromisso, sim, voltaremos aqui todos juntos'".

"Hoje, devo dizer, vós, queridos peregrinos, respondestes à chamada de modo admirável, por isso, dou-vos os parabéns e agradeço, sobretudo, o vosso testemunho de fé", declarou, referindo que esse testemunho lhe traz muita alegria e conforto.

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima salientou também que "esta peregrinação reveste o colorido das grandes peregrinações" a que Fátima estava habituada.

"Um colorido que contemplámos e saboreámos naquele mar imenso de luz de vigília da noite, que se reflete nos vossos rostos, nos vossos olhos porventura banhados por lágrimas e na ternura com que olhais a imagem de Nossa Senhora", assinalou António Marto, numa alusão à procissão das velas.

A peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de outubro ao Santuário de Fátima foi presidida pelo arcebispo de Salvador da Bahia e primaz do Brasil, cardeal Sérgio da Rocha,

A covid-19 provocou pelo menos 4.853.570 mortes em todo o mundo, entre mais de 238,15 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.056 pessoas e foram contabilizados 1.076.358 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

Leia Também: Oração pelas vítimas da Covid marca homilia de arcebispo primaz do Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório