Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Chuva forte nos Açores a partir da madrugada de quinta-feira

Uma depressão com "atividade moderada a forte" provocará um agravamento do estado do tempo no arquipélago dos Açores a partir da madrugada de quinta-feira, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevendo-se chuva forte.

Chuva forte nos Açores a partir da madrugada de quinta-feira
Notícias ao Minuto

13:12 - 13/10/21 por Lusa

País IPMA

Em comunicado, a delegação regional dos Açores do IPMA adianta que "está prevista precipitação forte, que poderá ser acompanhada de trovoada, com valores que poderão atingir o nível de aviso laranja em todos os grupos".

De acordo com o comunicado, assinado pela meteorologista Rita Mota, a chuva forte deverá fazer-se sentir inicialmente nos grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) durante a próxima madrugada e manhã de quinta-feira, e no grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) a partir da tarde de quinta-feira até à madrugada de sexta-feira.

"Está ainda previsto um aumento da intensidade do vento nos grupos ocidental e central, que deverá soprar de sul com rajadas até 90 quilómetros por hora durante o dia de amanhã", quinta-feira, refere o IPMA.

Assim, as ilhas do grupo ocidental vão estar sob aviso laranja, por causa das previsões de chuva forte, podendo ser acompanhada de trovoada, entre as 00:00 e as 12:00 de quinta-feira, passando a aviso amarelo até às 15:00 de quinta-feira.

Para aquelas duas ilhas foi ainda emitido aviso amarelo por causa do vento, entre as 06:00 e as 15:00 de quinta-feira.

No grupo central, o aviso laranja referente a chuva forte e trovoada vai vigorar entre as 03:00 e as 12:00 de quinta-feira, baixando o nível para amarelo até às 15:00 de quinta-feira.

As cinco ilhas do grupo central vão estar ainda sob aviso amarelo, tendo em conta as previsões de vento, entre as 09:00 e as 18:00 de quinta-feira.

O IPMA emitiu ainda aviso laranja para o grupo oriental, por causa da chuva forte, podendo ser acompanhada de trovoada, entre as 15:00 de quinta-feira e as 03:00 de sexta-feira, passando a amarelo até às 06:00 de sexta-feira.

O aviso laranja é o terceiro numa escala de quatro de avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Já o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Leia Também: La Palma. Nuvem de dióxido de enxofre de vulcão atinge Península Ibérica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório